A
interação entre alunos de diferentes níveis de ensino, enriquecida com os
saberes de diversas disciplinas, proporciona novos contextos de aprendizagem
que, pelas dinâmicas desenvolvidas, poderão marcar os percursos escolares dos
alunos e criar novas rotinas na comunidade escolar.
Foi
isso que aconteceu quando, no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural e
com a colaboração da disciplina de Português e da Biblioteca Escolar “A Casa de
Camilo”, os alunos do 10.º H prepararam um conjunto de atividades para os
alunos do 2.º ano, da Escola Básica de Joane, da Professora Fátima Ferreira.
Os
alunos do 2.º ano, na qualidade de convidados, deram início à atividade interpretando,
de modo muito responsável e afinado, a música “A Gaivota” ao mesmo tempo que
apresentavam uma pequena coreografia alusiva à música.
De
seguida, porque esse era o tema deste encontro, revelaram, com o espírito
alegre que caracteriza qualquer criança da sua idade, os seus conhecimentos
sobre o 25 de Abril, recordando aos mais velhos a mensagem de esperança da
revolução dos cravos.
Foi
o mote para que os alunos do 10.º ano, que registaram o modo disciplinado da
participação dos mais pequenos, assumirem a sua ação. Declamaram poemas,
explorando o seu conteúdo sobre os símbolos e o significado desta data.
Depois,
disponibilizaram os materiais para os colegas do 2.º ano pintarem, fazerem colagens
e puzzles que permitiram relembrar, de um modo especial, os acontecimentos
ocorridos no 25 de abril de 1974.
Foi
uma atividade que a todos agradou, permitiu consolidar conhecimentos da
história de Portugal e que, numa ótica de trabalho colaborativo e de partilha
entre docentes e alunos de diferentes ciclos de ensino, permite construir um
Agrupamento de Escolas.
As professoras, Isabel Louro e
Márcia Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário