sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Livro do mês: O Terrorista de Berkeley, Califórnia


Título: O Terrorista de Berkeley, Califórnia

Autor: Pepetela

Editor: Dom Quixote

Nº Páginas: 120

Sinopse:

Uma novela que confirma a excelente capacidade de Pepetela em se reinventar permanentemente em novos territórios e abordagens. "O Terrorista de Berkeley, Califórnia" é uma história com enredo tecnológico, traça uma caricatura dos nossos tempos e da paranóia sobre o terrorismo, que faz com que todos se sintam reféns, paralisados, com medo de inimigos imaginários e imaginados que se encontram em tudo o que se olha e se move.

Excerto
"E ele gostava de ficar sentado algum tempo, encostado a um tronco, olhando a enorme baía em toda a sua extensão e pensando na vida. Por vezes conversava com um esquilo mais atrevido que vinha lhe pedir comida, entrevistava bandos de codornizes, cada vez mais raras, é preciso que se diga, ou até descobria alguma esquiva corça. E entendia naquela paz, com o barulho dos carros e das cidades muito lá ao longe, o contraste profundo da sua terra representado pela visão de abertura e progressista da ponte Golden Gate ao fundo e a visão da terrífica prisão de Alcatraz no rochedo isolado do meio da baía, de onde só uma vez tinha escapado dois ou três presos, tão monstruosamente concebida fora. A Golden Gate e Alcatraz tinham sido realizados pelo mesmo povo, o seu".

Pepetela

Pseudónimo do escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos. Frequentou o Ensino Superior em Lisboa e iniciou a sua atividade literária e política na Casa dos Estudantes do Império. Como membro do MPLA, participou ativamente na governação de Angola, após o 25 de Abril. Da sua obra destacam-se os romances Mayombe, Yaka, e O Cão e os Caluandas. Em 1997 foi-lhe atribuído o Prémio Camões.

Nota: Este livro foi selecionado para o Concurso Nacional de Leitura do AEPBS - Livros para o Secundário.

Sem comentários: