sábado, 31 de outubro de 2009

Ecos do Mês Internacional da Biblioteca Escolar

O Mês Internacional da Biblioteca Escolar começou a ser comemorado desde 2008 por decisão da International Association of School Librarianship (IASL) em Dezembro de 2007. O tema escolhido para este ano foi - A Biblioteca Escolar: panorama.
Neste mês as bibliotecas escolares organizam um conjunto de actividades, envolvendo toda a escola e a comunidade em que esta se insere, de modo a torná-las mais conhecidas e a motivar toda a comunidade escolar para a sua utilização.
As equipas usam todos os meios ao seu alcance para fazerem a divulgação da biblioteca: a internet (sítio, blogue, facebook, twitter, listas de difusão, recursos disponibilizados pela IASL, etc.), os média locais, o trabalho em parceria com outras instituições, o convite a personalidades, a utilização de espaços fora da biblioteca na escola ou fora da escola, etc..
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) decidiu, por sua vez, que a última segunda feira do mês de Outubro seria o dia em que as actividades a realizar encontrariam a sua principal expressão. O dia 26 de Outubro foi, por excelência, o dia das bibliotecas escolares em Portugal.
A BE “A Casa de Camilo” aderiu a este desafio e criou dois powerpoints: Guião do Utilizador, este documento procura guiar os nossos utilizadores dentro da biblioteca escolar; História da BE “A Casa de Camilo”, com este documento procuramos contar a história da nossa biblioteca, desde o início até 2009.
Ao longo deste mês lançámos um desafio aos nossos utilizadores: Sentimentos da BE. Os utilizadores foram registando, ao longo do mês, os sentimentos que a BE lhes transmitia.
Com estas singelas iniciativas, procurámos mostrar a importância que a biblioteca escolar tem na escola.

Sem comentários: