domingo, 28 de junho de 2009

Bibliotecas Escolares estão vivas

O Fórum RBE foi um sucesso e isto fica a dever-se ao trabalho dos imensos profissionais que, ao longo de treze anos, deram o seu melhor para que este dia fosse uma realidade. Fui um dos privilegiados deste momento único nesta caminhada. Passemos em revista o dia do Fórum:

Dia: 26 de Junho

Local: FIL - Parque das Nações - Lisboa

Participantes: Cerca de 1.500 - todos aqueles que trabalham directa ou indirectamente com as BE's


Primeiro momento: A Drª Teresa Calçada, a arquitecta RBE, abriu o Fórum fazendo uma retrospectiva dos treze anos de vida. A seguir fala um dos fundadores deste programa Marçal Grilo, ministro em 1996. Depois a actual Ministra da Educação fez um discurso de circunstância.


Segundo momento: Uma mesa redonda sobre o presente e o futuro das bibliotecas escolares, incluindo cinco vozes ligadas ao projecto: Carlos Pinheiro, professor coordenador de uma biblioteca escolar em Sintra; Elsa Conde, coordenadora interconcelhia vinda do Sul; Vera Silva, bibliotecária municipal do Seixal; Manuela Barreto Nunes, professora universitária e investigadora, vinda do Norte; e Ana Bela Martins, membro do Gabinete Coordenador da Rede.


Terceiro momento: O almoço permitiu retemperar as energias necessárias e o convivio e troca de ideias entre os participantes.


Quarto momento: António Firmino da Costa (professor do ISCTE, especialista em avaliação)apresentou as conclusões da avaliação externa sobre o programa da RBE. Fez, num trabalho apurado, a avaliação do programa e mostrou que vale a pena continuar atrabalhar e definiu 2009 como o início de uma nova fase para a Rede, para o papel essencial nas aprendizagens das bibliotecas escolares e dos seus profissionais.

Destacou três factores do sucesso da RBE:


1. a visão de 1996, que mantém actualidade;

2. a liderança, incluindo a acção determinante de Teresa Calçada ao longo dos 13 anos;

3. o suporte político-insititucional, indispensável, incluindo investimento financeiro (40 milhões de Euros em 13 anos).


José Luís Ramos, professor da Universidade de Évora, falou-nos sobre o Plano Tecnológico da Educação.

Isabel Alçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura (PNL), e que coordenou o grupo que produziu em 1996 um Relatório oficial com recomendações para a criação do Programa. A escritora centrou o seu discurso focalizando a grande obreira do programa Teresa Calçada.


Quinto Momento: assistimos uma comunicação de grande interesse sobre As práticas de leitura dos nativos digitais, por Daniel Cassany, da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona.


Sexto momento: a música encerrou em beleza este dia que eternizará as nossas memórias e os responsáveis foram as vozes e os instrumentos do Coro da Universidade de Lisboa.


Ecos do evento:

1 comentário:

Coordenadora da Biblioteca Escolar disse...

e o 6º momento? A viagem de regresso a casa? A "febra" no pão e o fino e a boa disposição que se viveu na carruagem 5?