A nossa biblioteca a caminho da biblioteca 2.0
A biblioteca 2.0 será aquela que aplicará os princípios e as ferramentas da Web 2.0 aos seus produtos e serviços. Não esquecer que na base da Web 2.0 está a participação dos utilizadores, estes acrescentam valor à rede, o serviço melhorará com a participação alargada de utilizadores e qualquer utilizador pode criar conteúdos e avaliar os que encontra.
À biblioteca escolar caberá a tarefa de preparar os seus utilizadores para as literacias necessárias ao acesso e uso da informação em ambientes digitais. Literacias de natureza operacional, mas também e acima de tudo crítica.
Para Maness a biblioteca 2.0 assenta em quatro pilares fundamentais: i) é centrada no utilizador - o utilizador participa na criação de conteúdos e serviços disponibilizados na Web pela biblioteca; ii) disponibiliza uma experiência multimédia – tanto as colecções como os serviços da biblioteca 2.0 contêm componentes vídeo, áudio e realidade virtual; iii) socialmente rica – interage com os utilizadores quer de forma síncrona (mensagens instantâneas) quer de forma assíncrona; iv) inovadora ao serviço da comunidade – procura constantemente a inovação e acompanha as mudanças que ocorrem na comunidade, adoptando os seus serviços para permitir aos utilizadores procurar, encontrar e utilizar a informação.
A nova biblioteca tem de visar a cooperação para tornar o acesso cada vez mais aberto e levado aos locais mais distantes, tendo como base o uso de novas tecnologias operacionalizadas pelo homem. Assim, a biblioteca deixará de se centrar sobre si mesma e passará a ser gestora da informação. Usará novas tecnologias informáticas permitindo, desta forma, o acesso à informação fora das suas quatro paredes. A biblioteca integrará uma rede de bibliotecas em rede para todos os tipos de fontes e será uma distribuidora de informação.
O papel do bibliotecário passará por orientar o utilizador facilitando-lhe o acesso à informação.
A biblioteca 2.0 será aquela que aplicará os princípios e as ferramentas da Web 2.0 aos seus produtos e serviços. Não esquecer que na base da Web 2.0 está a participação dos utilizadores, estes acrescentam valor à rede, o serviço melhorará com a participação alargada de utilizadores e qualquer utilizador pode criar conteúdos e avaliar os que encontra.
À biblioteca escolar caberá a tarefa de preparar os seus utilizadores para as literacias necessárias ao acesso e uso da informação em ambientes digitais. Literacias de natureza operacional, mas também e acima de tudo crítica.
Para Maness a biblioteca 2.0 assenta em quatro pilares fundamentais: i) é centrada no utilizador - o utilizador participa na criação de conteúdos e serviços disponibilizados na Web pela biblioteca; ii) disponibiliza uma experiência multimédia – tanto as colecções como os serviços da biblioteca 2.0 contêm componentes vídeo, áudio e realidade virtual; iii) socialmente rica – interage com os utilizadores quer de forma síncrona (mensagens instantâneas) quer de forma assíncrona; iv) inovadora ao serviço da comunidade – procura constantemente a inovação e acompanha as mudanças que ocorrem na comunidade, adoptando os seus serviços para permitir aos utilizadores procurar, encontrar e utilizar a informação.
A nova biblioteca tem de visar a cooperação para tornar o acesso cada vez mais aberto e levado aos locais mais distantes, tendo como base o uso de novas tecnologias operacionalizadas pelo homem. Assim, a biblioteca deixará de se centrar sobre si mesma e passará a ser gestora da informação. Usará novas tecnologias informáticas permitindo, desta forma, o acesso à informação fora das suas quatro paredes. A biblioteca integrará uma rede de bibliotecas em rede para todos os tipos de fontes e será uma distribuidora de informação.
O papel do bibliotecário passará por orientar o utilizador facilitando-lhe o acesso à informação.
O que acontece na nossa biblioteca?
Na BE/CRE – A Casa de Camilo – estamos a lançar as raízes para a construção da biblioteca 2.0- Nesse sentido, no ano lectivo anterior, lançámos o blogue da biblioteca: http://casabiblo.blogspot.com/. Este blogue tem sido uma mais-valia na relação biblioteca/utilizadores e tem permitido a publicação. Procurámos implicar os utilizadores no funcionamento da BE. Colocámos no próprio blogue um chat que permite a conversa com os nossos utilizadores e recolher a partir daí dados que nos permitam melhorar os nossos serviços.
A biblioteca tem o seu fundo documental informatizado, que em breve estará disponível, a partir do blogue, para consulta externa. Também aguardamos a construção do catálogo colectivo da biblioteca municipal para aí alojarem o nosso fundo documental e permitir desta forma a sua consulta a novos utilizadores.
Estamos, assim, a oferecer novos serviços a novos utilizadores e procuramos cada vez mais implicá-los na interacção com a biblioteca.
O que pretendemos?
A nova biblioteca 2.0 exige uma mudança de práticas, pois aqui procura-se a participação dos utilizadores na produção dos conteúdos e conhecimento. Assim, os utilizadores são convidados a produzir conteúdos e a colocá-los, sob a forma de Slide shares, vídeos, podcast, no blogue da biblioteca.
Esta biblioteca pretende conquistar professores e alunos para esta nova concepção de biblioteca em que eles contam e importam.
À nova biblioteca escolar cabe uma enorme tarefa: a de preparar os seus públicos para as literacias necessárias ao acesso e uso da informação em ambientes digitais.
Para chegar à biblioteca 2.0 é necessário ter presente: a) a necessária infra-estrutura tecnológica e em termos de recursos humanos qualificados; b) a complexidade do acto de gestão e das competências do professor bibliotecário, que exigem agora a definição de políticas e a criação de novas ferramentas/ novos ambientes de disponibilização da informação e de contacto com os utilizadores; c) o alargamento da colecção a novos formatos e a transformação da BE num ponto de acesso a documentos fora de portas.
Em suma, à biblioteca escolar cabe uma tarefa gigantesca: incentivar e acompanhar/ apoiar a escola na mudança. Esta mudança é necessária, contudo nem sempre é fácil.
Terminamos com duas afirmações que definirão a biblioteca 2.0: a) a biblioteca 2.0 é uma comunidade virtual centrada no utilizador; b) a biblioteca 2.0 é aquela que convida os seus utilizadores a entrar nela.
Reflexão produzida no âmbito da acção de formação: Formação de E – Formadores Colaboradores em Bibliotecas Escolares.
António Pires (Coordenador da BE/CRE – A Casa de Camilo )
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