quinta-feira, 4 de maio de 2017

Exposição "Descobrimentos" na BE "A Casa de Camilo"

Inserida na Semana das Humanidades que decorre entre os dias 2 e 5 de maio, os alunos do 8º ano deram asas à imaginação e produziram, no âmbito da disciplina de História, trabalhos ligados à grande epopeia dos descobrimentos. Aqui fica a alusão...

Parabéns!


A Grande Aventura portuguesa – OS DESCOBRIMENTOS

Sendo um dos maiores elementos da Criação o Mar não nos deixa indiferentes à sua grandeza, mistérios e simbolismos. Sempre foi um espaço lendário, associado a numerosos mitos e lendas. Desde o princípio, o Mar foi a nossa paisagem quotidiana, impregnando profundamente a psicologia, as tradições, a literatura e a arte portuguesas.
Consolidada a conquista da Terra pátria e voltada de costas para Castela, a nação portuguesa via no Mar a sua porta natural — Onde a terra acaba e o mar começa. Chegara a hora de um país de marinheiros desbravar o lendário Mar Tenebroso, a partir da ocidental praia lusitana. Portugal lançava-se, assim, na maior aventura coletiva da sua História: a descoberta de novas terras.
Começámos por adquirir longa experiência na navegação costeira. Em Lisboa, desde muito cedo, a construção de barcos tornou célebre a Ribeira das Naus. Rodeámo-nos dos melhores especialistas nas ciências náuticas O grande impulso vinha da figura emblemática, o Infante D. Henrique.
Devidamente preparados, encetámos a grande aventura: a progressiva descoberta da longa costa africana e o desvendar do largo oceano Atlântico. Os Descobrimentos eram o cometimento grande de todo um povo, o peito ilustre lusitano.

Os portugueses deram um passo de gigante na Expansão ultramarina, abrindo novos mundos ao Mundo.


Sem comentários: