domingo, 31 de janeiro de 2016

Encontro com... Anabela Borges e Ricardo Pinto


 Os alunos do 7º E e do 7º F, acompanhados pelas respetivas professoras de português,  participaram no encontro com a escritora Anabela Borges e com o jornalista Ricardo Pinto, que decorreu no passado dia 26 de janeiro, na Biblioteca Bernardino Machado.
A iniciativa foi dinamizada, para comemorar o Dia Internacional dos Jornalistas e Escritores, sinalizado no passado dia 24 de janeiro. Sendo assim, como escritora contamos com a presença da autora Anabela Borges e em representação dos jornalistas contamos com o jornalista amarantino Ricardo Pinto. 
Os objetivos do encontro eram, por um lado proporcionar uma oportunidade de ouvirem a escritora falar sobre o processo de criação literária e das suas motivações, por outro prestar homenagem a quem nos proporciona o acesso à informação e ao conhecimento em liberdade de expressão.
A escritora Anabela Borges falou-nos da sua obra literária e de como escreve para crianças, bem como da sua faceta de cronista. Os alunos tinham sido previamente sensibilizados para a leitura das suas crónicas, sobretudo para uma intitulada "Escrever para crianças".
O jornalista Ricardo Pinto falou-nos sobre a evolução do texto jornalístico, antes e depois do 25 de Abril de 1974. Apresentou vários exemplos de notícias publicadas antes e depois da referida data, levou os alunos a descobrir as diferenças entre elas e as causas das mesmas. 
O encontro terminou com questões levantadas pelos alunos sobre as atividades profissionais dos convidados e com um desafio que os convidados dirigiram aos alunos: escreverem notícias ou artigos para serem publicados no Blogue Bird Magazine Oficial.
Esperamos pelas respostas que os alunos darão a este desafio!





Encontro com... on PhotoPeach

Sem comentários: