segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Uma questão de vida ou morte!

Dar sangue: uma questão de vida ou morte.


A Biblioteca Bernardino Machado contou com a presença do Dr. Vítor Cunha, médico do hospital de S. João, do Porto, no passado dia 15 de novembro, entre as 10h e as 13h, para esclarecer os alunos dos 9º anos sobre a importância de dar sangue.

Esta atividade foi promovida pela Equipa da Biblioteca Bernardino Machado com o apoio do Grupo de Apoio à Saúde e destinou-se aos alunos de 9º ano, embora estivesse aberta a todos os interessados.

O Dr. Vítor Cunha explicou aos alunos e futuros dadores de sangue as características do sangue, as condições necessárias para se para ser dador: bom estado de saúde, hábitos de vida saudáveis, peso igual ou superior a 50kg e idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Os nossos alunos foram alertados para a importância da dádiva de sangue, com especial enfoque para a grande responsabilidade que recai sobre todos nós, no sentido de garantirmos e, se necessário, aumentarmos a atual média de dadores de sangue do País. Neste sentido é necessário passar a mensagem aos jovens, porque a média de idade dos dadores de sangue, no país, está excecionalmente alta.

Ficámos, ainda, a saber que dar sangue é um ato seguro e simples e que durante a dádiva não existe nenhuma possibilidade de contrair qualquer doença.

A iniciativa da Dádiva de Sangue é realizada, de há alguns anos para cá, na nossa escola, por iniciativa do grupo de Apoio à Saúde, no entanto a Biblioteca associou-se a esta iniciativa a fim de sensibilizar e consciencializar os jovens para a problemática da dádiva de sangue.

A próxima Dádiva de Sangue decorrerá no dia 28 de novembro e esperamos que os nossos alunos tragam os tão necessários dadores consigo.
Dar Sangue...

Sem comentários: