terça-feira, 13 de maio de 2008

Chegou a blogomania

Um weblog, blog ou blogue é uma página da Web que se vai actualizando frequentemente através da colocação de mensagens, podendo estas conter imagens, ligações, pequenos vídeos e textos com comentários e pensamentos pessoais do autor. Podemos ainda definir blogue como: um diário na web; uma página pessoal ou profissional com reflexões, comentários, apontamentos e hiper ligações; uma página web de uso fácil onde se podem publicar ideias, interagir com pessoas, etc; uma forma simples e fácil de estar em linha; um meio de comunicação e partilha.


A criação e edição de blogues são muito atractivos pelas facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento de HTML, o que atrai as pessoas a criá-los.
Neste sentido podemos afirmar que blogar é escrever o que pensamos quando lemos o que outros escreveram. Assim, nasce a chamada blogosfera que é a comunidade e conteúdos que constituem os blogues, é o conjunto de quem faz, de quem disponibiliza e de quem lê blogues.
A nível da visualização do blogue e de acordo com os serviços disponibilizados pelos sítios responsáveis pela sua criação, há a possibilidade de limitar a visualização dos mesmos, em que apenas o próprio autor ou então um grupo por ele escolhido o podem visualizar.
Qualquer um, sem grandes conhecimentos informáticos, pode criar um blogue em apenas alguns minutos. Existem sítios, como por exemplo o http://blogspot.com/ e wordpress.com/ (a nível mundial) e o http://blogs.sapo.pt/ (a nível nacional) que facilmente criam, gerem e alojam gratuitamente os blogues. Para além destes sítios existem outros que permitem o uso de outras ferramentas complementares como por exemplo a possibilidade de ter dados estatísticos de acesso ao blogue, a possibilidade de saber quais foram as mensagens que os navegantes mais leram, a possibilidade de actualizar o blogue via e-mail, entre outras, no entanto estas funcionalidades, nem todas, não estão disponíveis gratuitamente sendo necessário o pagamento das mesmas.
A BE/CRE – A Casa de Camilo - criou o seu blogue em Dezembro do ano transacto: http://www.casabiblo.blogspot.com/ com o objectivo de aproximar a biblioteca dos seus leitores e levá-los a participar mais activamente na vida deste espaço da escola. Aqui, os leitores da biblioteca, poderão encontrar informações das actividades que se vão desenvolvendo e descobrir informações úteis para o dia a dia de um leitor, como por exemplo: como elaborar um trabalho escolar, entre outras informações, demasiado úteis.
O blogue da biblioteca tornou-se uma mais valia para a equipa educativa da biblioteca pois permitiu-lhe criar e publicar o que se vai fazendo de uma forma fácil e rápida.



Terminamos com esta pequena curiosidade: comemora-se o dia do blogue no dia 31 de Agosto. Fica ainda o desafio: cria o teu próprio blogue e para o enriquecer socorre-te do da biblioteca que te ensinará a fazê-lo.


O Coordenador da BE/CRE – A Casa de Camilo

Sem comentários: