domingo, 15 de fevereiro de 2026

Semana dos Afetos: Entre Monstros Engraçados e Contas de Amizade

 

A Biblioteca Escolar do 1º ciclo encheu-se de cor, sorrisos e partilha para celebrar a Semana dos Afetos. Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância dos laços emocionais e da empatia, os alunos do pré-escolar e dos 1.º e 2.º anos exploraram histórias que ensinam a cuidar do coração.

Para os mais pequenos, a aventura começou com o livro "O Cuquedo e um Amor que Mete Medo". Entre gargalhadas e momentos de suspense, as crianças descobriram que até o monstro mais famoso do imaginário infantil pode sentir "borboletas na barriga". Já os alunos do 1º e 2º anos foram desafiados a  declamar e dramatizar o valor imaterial das relações com a obra "Quanto Vale a Amizade? Num mundo onde por vezes se foca nos objetos, no material, esta história serviu de mote para uma lição valiosa: as melhores coisas da vida não têm preço.

Esta semana relembrou-nos a todos que, seja com o Cuquedo ou com os colegas de carteira, o afeto é o que faz a nossa escola crescer.



terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Escola a Ler- Pequenos Leitores, Grandes Mistérios!

 Pequenos Leitores, Grandes Mistérios!

 Os alunos do 3.º e 4.º anos mergulharam no universo mágico de "Mistérios" e "Fadas Verdes", de Matilde Rosa Araújo, trazendo a poesia para a Biblioteca escolar.

A atividade faz parte do projeto "Ler Fora da Escola”, que reforça a ideia de que a literacia é uma ferramenta de cidadania. Ao promover estas leituras orientadas e partilhadas, a BE estimula não só o vocabulário e a compreensão escrita, mas também a empatia e o gosto estético.

Durante as sessões, o entusiasmo foi visível nos rostos dos alunos e nos fantásticos adereços criados por eles. Não se tratou apenas de ler, mas de "sentir" os poemas. Os alunos foram desafiados a dar vida às personagens através da leitura coletiva/ individual, em voz alta.

Com esta atividade, a herança literária de Matilde Rosa Araújo continua viva, provando que, entre rimas e versos, as fadas (verdes ou de todas as cores) ainda têm muito a ensinar aos adultos de amanhã.





Autor do Mês

 Luísa Costa Gomes

Luísa Costa Gomes é uma escritora portuguesa reconhecida pela originalidade e pelo humor crítico presente nas suas obras. Nasceu em Lisboa, em 1954, e tem uma carreira diversificada, escrevendo romances, contos, teatro e literatura infantil. O seu estilo distingue-se pela ironia e pela forma criativa como questiona comportamentos e convenções da sociedade.
Ao longo do seu percurso, Luísa Costa Gomes recebeu vários prémios literários e é considerada uma autora importante da literatura portuguesa contemporânea. As suas obras convidam o leitor a refletir, muitas vezes de forma divertida, sobre a linguagem, as relações humanas e o mundo atual.


domingo, 1 de fevereiro de 2026

As turmas do 2.º ano viajam até às nuvens com "A Girafa que Comia Estrelas"

 

Ao longo do mês de janeiro, as turmas do 2.º Ano do AEPBS participaram na hora do conto muito especial. A Biblioteca Escolar apresentou  "A Girafa que comia estrelas", do autor José Eduardo Agualusa, uma história que encantou miúdos e graúdos. Durante a atividade, os alunos acompanharam a girafa, Olímpia, cujo pescoço era tão comprido que chegava às nuvens, e a sua fiel amiga, a galinha do mato, Dona Margarida. Mais do que uma leitura, esta sessão permitiu aos alunos refletirem sobre temas importantes: A Solidariedade: Como a amizade entre seres tão diferentes pode salvar uma savana inteira.  A Ecologia: A importância da chuva e do cuidado com o meio ambiente. A Imaginação: O poder de olhar para o céu e ver mais do que apenas nuvens.

Após a leitura da história, deram largas à criatividade, através da escrita, ilustração e expressão artística. Tiveram, ainda, a oportunidade de testar os conhecimentos e a atenção com o uso de ferramentas digitais: Quizizz e Wordwall. 

Esta atividade demonstrou que a leitura e a literacia digital podem caminhar de mãos dadas, tornando a aprendizagem mais lúdica e memorável para os nossos alunos.





sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

Knolling Literário Virtual

 A Biblioteca Escola A Casa de Camilo, no sentido de promover a leitura, desafia os alunos a criarem um knolling literário virtual sobre um livro de que tenham gostado. Assim, através de imagens relacionadas com esses livro, pretendemos suscitar o interesse e a curiosidade que impelem outros alunos a lerem. Para tal, basta seguir os seguintes passos:

Escolher o livro que pretende apresentar virtualmente;

Selecionar 5 a 10 objetos que se relacionem com a história do livro;

Procurar ou criar imagens desses objetos (recorrer à Inteligência Artificial);

Criar um documento (pode usar Canva, Power Point, Figma, entre outras ferramentas) e dispor as imagens dos objetos que selecionou;

Nesta disposição, deverá recorrer à técnica de Knolling – objetos organizados numa disposição paralela e em ângulos de 90º, formando um retângulo ou um quadrado;

No documento criado, deve constar o título do livro e o autor.


Notas:

- Os objetos podem ser narrativos, simbólicos ou metafóricos, associados a personagens ou abstratos;

- Também é possível usar palavras, expressões, cores, diferentes tipos de letra... para expressar situações importantes da história do livro;

- Deve-se evitar ilustrações demasiado literais, objetos sem função interpretativa ou que sejam muito díspares entre si.


»»» O knolling literário deverá seguir e permitir um raciocínio lógico.


Por fim, os alunos deverão enviar o seu documento para o e-mail da biblioteca (biblioteca@aepbs.net).

Cada knolling literário será exposto na biblioteca e divulgado nas redes sociais da mesma.

Participa!!!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Autor do mês- 1º ciclo

 

Matilde Rosa Araújo foi uma das figuras mais marcantes da literatura portuguesa, dedicando a sua vida e obra à defesa dos direitos da criança e à exaltação da natureza. Com uma escrita doce e profundamente humanista, a autora transformou temas como a paz, a liberdade e o respeito pelos animais em histórias e poemas que atravessam gerações. Os livros, O Palhaço Verde, O Livro da Tila, ente outros,  explorados no 1º ciclo, continuam a ser janelas abertas para um mundo onde a bondade e a imaginação caminham de mãos dadas.

Ler Matilde Rosa Araújo é aprender que a poesia está nas coisas mais simples e que cada criança merece crescer rodeada de livros e afetos.

"A criança é o melhor do mundo e o futuro da paz."

 


quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

Autor do mês

 Alice Vieira

Alice Vieira é considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infantojuvenil, com livros premiados diversas vezes. Ao longo da sua carreira, escreveu muitos livros que fazem parte do Plano Nacional de Leitura.
As suas obras abordam temas como a família, a amizade, o crescimento e os sentimentos, sempre de forma simples e sensível. Livros como Rosa, Minha Irmã Rosa e Chocolate à Chuva tornaram-se muito populares.

Evidências das Bibliotecas Escolares do AEPBS - 1.º Período