quarta-feira, 21 de maio de 2025

Palestra "Camões, o Homem por trás do Génio"

Na passada semana, no auditório do AEPBS, alunos do 9.º ao 12.º ano assistiram a uma palestra que fugiu ao habitual: em vez do Camões dos manuais, falou-se do homem por trás do poeta — cheio de ironia, sarcasmo, amores complicados e vida atribulada. Entre histórias de exílios, cartas mordazes e episódios dignos de novela, os alunos descobriram um Camões inesperado: mais próximo, mais real e, para muitos, até divertido. O ambiente foi descontraído, houve espaço para rir, pensar e (re)descobrir que a literatura também tem alma e atitude. No final, ficou a sensação de que, afinal, até faz sentido voltar a ler Camões… mas agora com outros olhos.

terça-feira, 20 de maio de 2025

Palestra "As mulheres em Camões!" "Papel e importância da mitologia em Camões"

Palestra no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado destaca o papel da mulher e da mitologia na obra de Camões! No dia 16 de maio, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado acolheu uma palestra dedicada ao estudo da obra de Luís de Camões, centrada em duas temáticas de grande relevância literária e cultural. A sessão contou com a presença da Doutora Maria José Lopes, que apresentou a comunicação "As mulheres em Camões", analisando as figuras femininas no universo camoniano e a forma como estas são representadas na sua poesia épica e lírica. Seguiu-se a intervenção da Doutora Ana Paula Pinto, intitulada "Papel e importância da mitologia em Camões", que explorou a utilização dos elementos mitológicos na construção simbólica e estética da obra camoniana, nomeadamente n’Os Lusíadas. O evento, integrado nas atividades da comemoração dos 500 anos do nascimento de Camões – semana cultural, suscitou grande interesse junto da comunidade escolar, promovendo a reflexão sobre a riqueza e atualidade da obra do maior poeta do Renascimento português.

Semana da flexibilidade - "Faz acontecer... na Comunidade"

Camões Vive Entre Nós! Há dias em que a escola deixa de ser apenas um espaço físico e transforma-se num palco de maravilhas, onde o tempo se curva diante da grandeza da cultura do deixar acontecer. Foi assim no dia 16 de maio: Camões desceu à terra — ou talvez nós, AEPBS, tenhamos subido até. Celebrar o seu V Centenário não podia ser um ato discreto. E não foi. Sob o impulso da Coordenadora do PAFC, professora Ângela Maciel, o projeto ganhou forma, alma e direção. Incentivou-se o espírito de equipa, despertou-se a vontade de criar. A professora Maria José Oliveira, Coordenadora do Projeto Cultural de Escola, com a sua entrega abnegada e persistente, assumiu a missão com coragem e extrema visão. A Biblioteca Escolar, espaço sempre ativo e criativo no AEPBS, marcou presença com a assinatura das professoras bibliotecárias — uma dupla invencível que tece cultura com elegância e muito engenho. E a máquina começou a mover-se: professores, funcionários, direção e alunos, todos em consonância, fizeram da escola um organismo vivo e vibrante. Entre dramatizações históricas, declamações emocionantes, danças cheias de simbolismo( Ninfas e Sátiro; Hip Hop) e músicas que atravessaram séculos, o século XVI ganhou vida diante dos nossos olhos, já marejados. Destacaram-se os alunos do 3.º ciclo entre eles Ariana (9.º C), que encantou com a eloquência, voz e a sua expressividade, Íris (9º C) que desenhou ao vivo Camões e Raquel (9.º B), que criou marcadores originais alusivos a Camões, distribuindo beleza em papel aos presentes. As turmas do 9ºA, B e C trouxeram à cena a sociedade de outros tempos, entre vozes e passos que atravessaram o friso cronológico com muita graça e sentido holístico. A comunidade respondeu com destacado entusiasmo ao diálogo entre os patronos: Bernardino Machado e Padre Benjamim Salgado. A presença da representante do município de Famalicão foi mais do que simbólica — foi o reconhecer da máxima exarada por Fernando Pessoa " Tudo vale a pena/ Se a Alma não é pequena", com o aval das tecnologias lideradas pelo professor Inácio e as turmas correlacionadas na matéria, que estiveram irrepreensíveis! Foi um momento único! Parabéns AEPBS!

segunda-feira, 19 de maio de 2025

Exposições do "Clube Europeu" na BE "A casa de Camilo"

Neste mês de maio, o Clube Europeu do AEPBS já realizou duas exposições, na biblioteca escolar da ESPBS "A Casa de Camilo". A primeira, foi para comemorar o dia 9 de maio, que celebra a paz e a unidade europeia, lembrando o legado da Declaração Schuman que, em 1950, lançou as bases da cooperação entre os países europeus, visando evitar futuras guerras e promovendo a integração. A segunda, apresenta trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos, para celebrar o Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, a 21 de maio, onde se homenageia não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para se alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 15 de maio de 2025

AEPBS/ V CENTENÁRIO DO NASCIMENTO DE LUÍS DE CAMÕES

Durante esta semana somos presenteados com um programa rico e diversificado, com a participação de alunos, professores, assistentes operacionais, sendo a melhor forma de homenagear este grande poeta. A organização deste evento é da responsabilidade do PCE/PNA, equipas educativas do 9.º ano e biblioteca escolar. Pretende-se semear a curiosidade e associar o nome de Camões a algo de interessante e divertido, mostrando que a história e a poesia podem ser emocionantes. Ao celebrarmos o seu V Centenário, temos uma oportunidade única de o trazer para o centro das nossas aprendizagens, não como uma figura distante, mas como um companheiro de viagem na descoberta da nossa língua, da nossa história e da nossa humanidade. "Faz acontecer… na Comunidade" significa também fazer Camões acontecer no coração e na mente dos nossos alunos! #aepbs#AcreditamosnoFuturo

terça-feira, 6 de maio de 2025

Dia Mundial da Língua Portuguesa

A Biblioteca Escolar do 1º ciclo celebrou no dia 5 de maio o Dia Mundial da Língua Portuguesa, sob o lema” Latitudes da língua portuguesa”, na Escola Básica de Boca do Monte. A turma do 4º ano fez uma leitura coletiva de poemas de Camões, em diferentes vozes. Já o 2º ano deu asas à sua criatividade, dando a conhecer o rosto de Camões pelo mundo. Estas atividades serão partilhadas/enviadas, via e-mail, para a escola parceira, Escola CAFÉ de Lospalos, em Timor-Leste. A realização destas atividades valorizam a diversidade e fortalecem os sentimentos de pertença a uma língua comum; a Língua Portuguesa. Assim, cumprimos o propósito de” Afirmar a língua portuguesa como plataforma global de entendimento e partilha entre alunos/ escolas de diversas regiões e culturas”.

Autor do mês do 1º ciclo- António Torrado

António Torrado (Lisboa, 21 de novembro de 1939 – Lisboa, 11 de junho de 2021) nasceu em Lisboa, mas com raízes familiares na Beira Baixa. Foi poeta, ficcionista, dramaturgo, autor de obras de pedagogia e de investigação pediográfica, por excelência um contador de histórias, estando muitos dos seus livros e contos traduzidos em várias línguas. Foi jornalista, editor, professor, produtor principal e chefe do Departamento de Programas Infantis da RTP. A sua bibliografia regista atualmente mais de 120 títulos, onde sobressai a produção literária para crianças, contemplada em 1988, com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças. Livros seus foram, em 1974 e 1996, incluídos na Lista de Honra do IBBY - Internacional Board on Books for Young People. Segundo o crítico e investigador José António Gomes, "Torrado impôs-se como uma das figuras de maior relevo da nossa literatura do pós-25 de abril e dificilmente se encontrará hoje um autor que, de forma tão equilibrada, saiba dosear em livro o humor, a crítica e os sinais de um profundo conhecimento do imaginário infantil."

Autor do mês de maio - Manuel Alegre

Prémio da fase municipal - "Convence-me"

No dia 5 de maio, os alunos vencedores do concurso "Convence-me", Festa da Leitura do Ave, fase municipal, tiveram oportunidade de visitar a Livraria Lello, bem como conhecer alguns pontos culturais no centro da cidade do Porto. Foi uma tarde bem passada, onde o convívio e a partilha de experiências fortaleceu os laços entre os Agrupamentos de Escolas Padre Benjamim Salgado e D. Sancho I.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

CONVENCE-ME: Festa da Leitura do Ave

O Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado esteve representado por dois grupos, “Os Poetas” do 4º ano da Escola Básica de Agra Maior e “As Mensageiras” do 9º A da ESPBS, no concurso, CONVENCE-ME: Festa da Leitura do Ave, 1. Edição, na Final Intermunicipal. O grupo do 3. ° ciclo, “As Mensageiras”, arrecadou um honroso terceiro lugar no concurso, que se realizou em Vieira do Minho, no dia 30 de abril. Ao longo das várias fases, os alunos demonstraram muito empenho e responsabilidade nas suas atuações performativas, em palco. Foram premiados com vales de compras de livros na livraria Fontenova e Fnac, bem como uma visita à Livraria Lello, Porto. Parabéns a todos pelo excelente desempenho!