quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Estreia da OLE EB Boca do Monte na Festa de Natal


O grupo de 14 alunos da OLE da Escola Básica de Boca do Monte apresentou a peça de teatro “Auto das Barcas da Alimentação”, na Festa de Natal do estabelecimento escolar, que teve lugar no Salão Paroquial de Mogege, no último sábado à noite. Foi a primeira apresentação pública deste grupo da Oficina de Leituras Encenadas (OLE – Teatro do AEPBS) que engloba alunos do terceiro e do quarto ano de escolaridade. A peça foi alvo de grandes elogios, pelo que os alunos estão de parabéns.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Feliz Natal

Bom Natal e Boas Leituras!



Natal 2015 EBBM on PhotoPeach

Contos de agasalhar


Os contos de agasalhar já são uma tradição na Biblioteca Bernardino Machado. Todos os anos no Natal a Equipa da Biblioteca estreita os laços entre gerações, convidando os pais e avós dos nossos alunos a comparecerem na Biblioteca, a fim de contarem contos de Natal que aprenderam na sua juventude.
A ideia é que os nossos alunos mais novos conheçam histórias diferentes de outros tempos, mas cujos valores são sempre atuais.
Foi isso que fez a D. Laurinda, que contou uma história real sobre um grupo de jovens que levou a alegria do Natal a quem não a tinha. Obrigada pela sua partilha.

Concluímos com o conto de Natal mais recente “Ninguém dá prendas ao Pai Natal” de Ana Saldanha, para em seguida debatermos os valores do Natal.




Compositor do mês



Todos os meses a Biblioteca Bernardino Machado, em interação com o grupo de música divulga um compositor. Este mês o escolhido foi Ludwig van Beethoven, por se comemorar o seu 245º aniversário. Os alunos ficam, assim, a conhecer um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.


Direitos humanos em destaque na Biblioteca



Com o ideal de promover o conhecimento e a educação em direitos humanos, a Biblioteca Bernardino Machado em interação curricular com a disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, levou os alunos a criar um mural, no qual escreveram alguns artigos da declaração dos direitos humanos, outros optaram por ilustrações alusivas ao assunto.
A iniciativa promove a defesa dos direitos humanos e levou os alunos a refletir sobre os mesmos.


Postais de Natal

Exposição de postais
Na Biblioteca Bernardino Machado e por toda a escola estão expostos postais de Natal realizados pelos alunos, nas aulas de educação visual. Os postais são tão criativos e originais, que todos estão de parabéns!


Presépios na Biblioteca

Estão expostos na Biblioteca Bernardino Machado presépios realizados pelos alunos da escola, no âmbito da disciplina de Educação Moral Religiosa e Católica, até ao final do primeiro período.

São vários exemplares de presépios, realizados pelos alunos, com as mais diferentes cores, texturas e formatos, todos feitos com materiais reciclados, que prometem fazer as delícias dos visitantes desta Biblioteca.



Presépios 2015 on PhotoPeach

Dar vida ao Natal…


À semelhança dos anos anteriores, a Biblioteca Bernardino Machado aproveitou o talento da comunidade escolar e dinamizou atividades de Natal no dia 15 de dezembro, durante a tarde.
O Clube Dar Vida aos Livros, ensaiado pela professora Joaquina Faria, apresentou as peças de Natal “Lebre de Natal” e “Mais forte que um feitiço” a todos os alunos e professores que assistiram. O trabalho do Clube foi reconhecido, a avaliar pelos aplausos entusiasmados do público.
Os nossos alunos mantêm uma relação de cumplicidade com as alunas da turma sénior, que também colaboraram nesta atividade entoando cânticos de Natal.
A Biblioteca agradece a participação e empenho de todos os envolvidos nesta atividade de Natal!

Um encontro de gerações recheado de momentos de alegria, convívio, música e leituras!

Dar vida ao Natal on PhotoPeach

Ponto de Encontro Nº 67 - Dezembro 2015

Powered by Issuu
Publish for Free

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Atividades de dezembro nas BE 1º Ciclo

Filmes de Natal


A Biblioteca Bernardino Machado tem passado vários filmes de Natal para os alunos, como "A lenda do patas Natal" ou "Inspetor Gadget salva o Natal" e "Charlie e a fábrica de chocolate" com o objetivo de os levar a refletir sobre as mensagens de Natal que transmitem, a expô-las e a registá-las em estrelas, que têm preenchido a nossa montra.
A melhor mensagem será premiada no Dia de Reis, no próximo período.


Contos de Natal




São muitos os que têm espalhado a magia do Natal pela Biblioteca Bernardino Machado, que, associada à magia da leitura nos tem permitido viajar e viver outras vidas.
A professora bibliotecária e algumas professoras de português têm sido as responsáveis por estes momentos maravilhosos.

Fórum de Leitura

Os fóruns continuam a ser uma constante na Biblioteca Bernardino Machado e têm tido a dimensão que os nossos alunos lhe têm dado, conforme as suas leituras.
Desta vez contamos com a presença de turmas de 6º ano que debateram livros e discutiram as suas leituras; tivemos também a turma do 7º A, verdadeiros devoradores de livros.
O objectivo é divulgar os livros e as leituras, para que todos desenvolvam o gosto pela leitura.
A equipa da Biblioteca acredita que através destes fóruns é possível construir a escola e a sociedade que o mundo precisa, pois a civilização do livro e da leitura é desafiada pela civilização digital e é a ela que a leitura tem que se associar.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Música na Biblioteca





A equipa da Biblioteca foi surpreendida pelos alunos da turma do 6º B, que acompanhados pela professora Sameiro, de educação musical desejaram um feliz Natal.
Cantaram e tocaram a música Vi o Menino Jesus, alegrando ainda mais este espaço.
Obrigada ao grupo de educação musical e a todos os que tornaram o nosso dia mais feliz!

Comboio Expresso

Aqui está o conto nº2 da turma 1 N. O conto intitula-se "Comboio Expresso - Doenças de Coração". Parabéns aos alunos e ao professor António Paiva

Powered by Issuu
Publish for Free

sábado, 12 de dezembro de 2015

Excelente resultado nos exames nacionais do ensino secundário


Excelente resultado alcançado pelo AEPBS nos exames nacionais do ensino secundário. Parabéns a todos aqueles que contribuíram para este feito. 


Fonte: JN
Fonte: JN

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Feira do Livro na Bernardino Machado



O mês de dezembro, na Biblioteca Bernardino Machado, foi assinalado pela Feira do Livro.
Esta iniciativa resulta do trabalho conjunto das bibliotecas do Agrupamento Padre Benjamim Salgado, com o objetivo de proporcionar a todos os alunos o acesso aos livros e à leitura.
Durante a feira do livro decorreram  atividades de leitura como fóruns, contos de Natal e concurso de frases natalícias.
A Feira do Livro encerra o primeiro período e tem sido um sucesso.


Continuação de Boas Leituras!


OLE EBJ na Feira do Livro


No âmbito da Feira do Livro, promovida pela BE, e inserido no PPES, do AEPBS, o núcleo da Oficina de Leituras Encenadas (OLE), da Escola Básica de Joane, apresentou às turmas do 1.º ano de escolaridade a peça de teatro "Auto das Barcas da Alimentação", na biblioteca escolar daquele estabelecimento de ensino do 1.º ciclo. 
Refira-se que aquele grupo é constituído por quase 20 alunos, maioritariamente pertencentes a 5 turmas do 4º ano de escolaridade daquela escola.
A par dos alunos do 1.º ano, os alunos da OLE da Escola Básica Bernardino Machado também fizeram questão de assistir à representação dos mais novos e juntar-se a estes nas gargalhadas que a peça, da autoria da professora Helena Guimarães, vai desencadeando, ao condenar os alimentos nocivos à barca do diabo e elogiar os que são benéficos à saúde de todos.
No final, a coordenadora do PPES (Projeto de Promoção e Educação para a Saúde) aproveitou para sensibilizar as crianças para a importância da alimentação saudável.


Pais na OLE


Pensamento da Semana


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Autor do Mês - João Aguiar


Biografia

João Aguiar nasceu em 1943 e faleceu a 3 de junho de 2010. 
Licenciado em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas, iniciou a sua carreira literária em 1984, com a
publicação de um dos seus romances mais emblemáticos: A Voz dos Deuses. Publicou ao todo quinze romances, dois livros de contos, uma obra de não ficção (Lapedo-Uma Criança no Vale) e três séries juvenis: O Bando dos QuatroPedro & Companhia e Sebastião e Os Mundos Secretos
Parte da sua obra está traduzida em Espanha, França, Itália, Alemanha e Bulgária.

Bibliografia

  • A Voz dos Deuses
  • O Priorado do Cifrão
  • Inês de Portugal
  • Diálogo das Compensadas
  • Lapedo
  • Sebastião e os Mundos Secretos
  • A Voz dos Deuses
  • Autor da coleção "O Bando dos Quatro"
  • Os Novos Mistérios de Sintra

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Decoração da BE - Natal 2015

Os alunos do 8º ano da disciplina de Educação Tecnológica e do Clube dos Rs e Artes Decorativas prepararam o ambiente natalício na biblioteca escolar. Este atividade foi orientada pela professora Dores Xavier.

Natal 2015 on PhotoPeach

Feira do Livro

XVIII Feira do Livro já está a acontecer... esperamos a vossa visita...



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

A Biblioteca Bernardino Machado recordou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tal como faz anualmente a 3 de dezembro. Com a colaboração da professora Arminda expusemos trabalhos realizados pelos seus alunos, com o objetivo de motivar os alunos para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e de os mobilizar para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. Além disso os alunos do 7º A assistiram ao filme O Peixinho Arco-íris e os alunos do 5º A escreveram frases alusivas ao dia.
Aqui ficam algumas:
- "Parabéns a todos os que superam as limitações, sempre com um sorriso e bom humor" - Inês Salazar
- "Aspetos diferentes têm corações iguais." - Inês Silva
- "Pare, escute e olhe, procure a diferença e encontrará a igualdade."  - Mariana 5º A
- "No Final de tudo, somos todos iguais nas diferenças." - Daniela Silva 5º A








XVIII Feira do Livro de 7 a 11 de dezembro


Frases Feitas - Lágrimas de crocodilo

Lágrimas de crocodilo

Significado: Choro fingido.

Origem: O crocodilo, quando ingere um alimento, faz forte pressão contra o céu da boca, comprimindo as glândulas lacrimais. Assim, ele chora enquanto devora a vítima.