terça-feira, 22 de novembro de 2011

Hora do Conto

Os alunos do 11º O do curso profissional Animador Sociocultural da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado promoveram a "Hora Conto" na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo, dando assim continuidade ao projeto "Promoção da Leitura",iniciado no ano letivo anterior. Esta iniciativa está integrada no âmbito da disciplina da Área das Expressões e Português e contou com a  participação das crianças da sala dos cinco anos,  do Centro Social da  Paróquia  de Pousada de Saramagos.
Os meninos do centro paroquial participaram ativamente no conto "O Nabo Gigante" e mostraram os seus dotes de cantores e atores.





segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Hotel Memória - Livro do Mês

Título: Hotel Memória  

Autor: João Tordo  

Editora: QuidNovi  

Páginas: 219

 Sinopse

Um livro intrigante e comovente, que lida com os fantasmas da memória, da culpa e da redenção. O narrador deste romance é um estudante que, ao chegar a Nova Iorque para uma pós-graduação, conhece na universidade uma rapariga bastante enigmática chamada Kim pela qual se apaixona doidamente. Apesar de achar que nunca será capaz de a conquistar, acaba por ser correspondido no seu amor, embora não chegue nunca a decifrar inteiramente os mistérios que envolvem a rapariga. É por isso também que a morte desta, brutal e inesperada, o vai encher de culpa e remorso e lançálo numa espiral descendente que o transformará num autêntico vagabundo. É então que, sem dinheiro nem bens, o protagonista chega ao Hotel Memória, um estranho lugar na Baixa de Manhattan que parece destinado a albergar criaturas perdidas; e é também aí que conhece Samuel, um excêntrico milionário que o desafia a procurar um fadista português desaparecido, Daniel da Silva, emigrado para os Estados Unidos na década de sessenta. A pouco e pouco, deparando-se com o inesperado a cada esquina, o narrador vai-se embrenhando nesse mistério por resolver, e a busca por Daniel da Silva transforma-se na busca do seu próprio eu, da sua identidade perdida e do seu passado. Tendo Nova Iorque como pano de fundo, dos anos sessenta até ao presente, e criando a figura inesquecível de Daniel da Silva, o fadista que conquista Manhattan com o seu talento, Hotel Memória é, ao mesmo tempo, um romance de mistério, um policial e uma aventura. 
  • Nota: Este livro faz parte dos livros selecionados para o Concurso Nacional de Leitura da ESPBS, podes encontrar mais informação aqui.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Exposição: Técnica em Vidro Frio

Está patente na Biblioteca Escolar A Casa de Camilo a exposição "Técnica em Vidro Frio" da responsabilidade do Clube dos Rs e Artes Decorativas orientado pela professora Dores Xavier.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Gincana Rock in Rio 2012

Este ano realiza-se novamente mais uma edição da “Escola Electrão”, mas com uma novidade. O projeto “Escola Electrão” faz agora parte de um projeto maior, a “Gincana Rock in Rio”. A Gincana Rock in Rio é composta por seis tarefas em que todos os alunos podem e devem participar. Continua a ler este artigo para saber como participar, aqui



sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Dia de S. Martinho - 11 de Novembro

Podes encontrar, na exposição patente na biblioteca, respostas para as seguintes questões:
  • Quem foi S. Martinho?
  • Como se comemora esta data no nosso país?
  • Curiosidades acerca das castanhas?
  • Ligação do santo a este dia?
  • Alguns provérbios: " No dia de S. Martinho fura o teu pipinho", etc.




segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Bibliopaper 2011

A Escola Secundária Padre Benjamim Salgado comemorou, no dia 7 de Novembro, o seu vigésimo oitavo aniversário. Fez parte do programa a Gincana Desportiva e Cultural que movimentou toda a comunidade escolar. A Biblioteca Escolar A Casa de Camilo contribuiu para o sucesso desta atividade com o Bibliopaper, que se encontra em anexo. Podemos seguir esta atividade através das imagens que se seguem: