Biblioteca Digital das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado: A Casa de Camilo (ESPBS); Bernardino Machado (EBBM); O Mundo da Imaginação (EBJ); O Mundo dos Sonhos (EBBM); O Mundo dos Livros (EBAM). Joane - Vila Nova de Famalicão
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
domingo, 19 de dezembro de 2010
sábado, 18 de dezembro de 2010
XIV Feira do Livro - Balanço
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
XIV Feira do Livro

Destaca-se do programa:
- Exposição Histórias de Leitura, conjunto de histórias em que a personagem central é a leitura. Esta exposição tem histórias de todas as Bibliotecas Escolares do concelho de Vila Nova de Famalicão;
- Momentos de leitura ( destinados aos alunos do 7º ano):
- A menina que detestava ler;
- Os Herdeiros da Lua de Joana.
- Venda de livros durante a feira.
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
A Caminho da Biblioteca 2.0

A biblioteca 2.0 resulta da conjugação de três factores interligados entre si, e que estão na origem da noção de Web 2.0: ferramentas, conteúdo social e atitudes.
Quanto às ferramentas, destacamos:
• o blogue é uma ferramenta excelente para as bibliotecas escolares: permitem dar forma a uma espécie de diário da biblioteca, registando as actividades desenvolvidas ou a desenvolver, divulgando novidades, lançando desafios, e proporciona alguma interacção com os utilizadores, quer assíncrona, por exemplo através dos comentários, quer síncrona, mediante aplicativos de mensagens instantâneas;
• o wiki permite criar, editar, apagar ou modificar o conteúdo de uma página web, de uma forma interactiva, fácil e rápida. As BE podem desenvolver projectos de dinamização da leitura recreativa e da escrita, promover o ensino de literacia da informação ou estabelecer outras formas de interacção com os seus utilizadores;
• RSS - Agregação de conteúdos permite a agregação de notícias ou outras informações/conteúdos contidas em páginas Web. O RSS pode também ser usado na página ou no blogue da biblioteca para disponibilizar fontes de informação externas ou para receber actualizações de outras bibliotecas, outras escolas e instituições. Esta tecnologia permite igualmente distribuir conteúdos audiovisuais e multimédia, mediante podcasting ou videocasting.
• Redes sociais virtuais. O objectivo de uma rede social virtual é permitir ao utilizador expressar-se de um modo pessoal e contactar com outros indivíduos que partilhem interesses semelhantes. Assim, os sítios Web destinados à interacção social virtual estão especificamente desenhados para os utilizadores partilharem informações acerca de si e convidam, na sua grande maioria, ao envolvimento de terceiros, através da possibilidade de comentar os diversos elementos colocados nessa página pessoal. As mais populares: Mysapce, o Facebook, o Orkut, o Twitter, etc.

Relativamente ao conteúdo social, a biblioteca 2.0 oferece aos utilizadores participação em vez de somente informação. Esta participação pode ser feita de uma forma muito variada, e o envolvimento dos utilizadores permite colocar a inteligência colectiva ao serviço da biblioteca. Serviços de atendimento on-line, catálogos personalizados pelo utilizador, a possibilidade de comentar e avaliar o catálogo e os serviços, a etiquetagem de recursos feita pelos utilizadores (socialização da indexação). Ao implicar o utilizador, a biblioteca abre-se à comunidade e torna mais fácil a sua adaptação às necessidades do seu público. São já muitos os serviços Web 2.0 concebidos especificamente para bibliotecas, de que podemos destacar, no âmbito da catalogação social, por exemplo, o LibraryThing e o Shelfari, no âmbito dos gestores sociais de referências bibliográficas o Citeulike e o Connotea, e no Opac social o Primo e o Encore.
Quanto às atitudes, a Web 2.0, mais do que um serviço, é uma questão de atitude, que se traduz, para as bibliotecas, num novo posicionamento: estar onde estão os utilizadores, aproveitar a inteligência colectiva, abrir-se à contribuição dos utilizadores. Esta mudança de atitude significa também que os serviços de biblioteca terão de mudar, centrando-se mais na facilitação da transferência da informação e na literacia da informação do que em fornecer acesso controlado aos recursos.
Assim, o verdadeiro desafio será o de deixar de ver as bibliotecas como centros de disponibilização de recursos e torná-las verdadeiros centros de conhecimento, ao serviço da aprendizagem e do currículo e à biblioteca escolar cabe uma tarefa determinante: incentivar e acompanhar/apoiar a escola na mudança. Necessária, mas sempre tão difícil!
P.S: A BE A Casa de Camilo utiliza já várias ferramentas da Web 2.0, a saber: blogue, facebook, twitter, delicious, diggo, slideshare, slide, catálogo em linha, youtube, calaméo, issu, etc.
António Pires
Coordenador da Biblioteca Escolar A Casa de Camilo
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
5 de Dezembro - Dia do Voluntariado
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Manuel Alegre - Autor do Mês
O poeta Manuel Alegre foi galardoado com o Prémio Pessoa 1999, no valor de 8500 contos, uma iniciativa do jornal "Expresso" e da Unisys.
Foi, também, consagrado com o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, pelo conjunto da sua obra, a propósito da publicação, no ano passado, do livro "Senhora das Tempestades".

Regressado do exílio em 1974, "o poeta da liberdade" tem vindo a desempenhar um papel de relevo no Partido Socialista. Foi membro do Governo, é deputado da Assembleia da República e ocupa um lugar no Conselho de Estado, funcionando muitas vezes como uma espécie de consciência crítica do seu partido. Os livros mais recentes (note-se ainda a incursão pela prosa: "Jornada de África", 1989, "Alma", 1995, e " "A Terceira Rosa", 1998) levam-no ao diálogo com poetas de outros tempos, como Dante ou Camões, ou a reflectir sobre a condição humana, a morte e o sentido da existência, de que são exemplo os "Poemas do Pescador", que se enfrenta com o enigma da sua vida, incluídos no livro "Senhora das Tempestades", «Senhora dos cabelos de alga onde se escondem as divindades / (...) Senhora do Sol do sul com que me cegas / / (...) Senhora da vida que passa e do sentido trágico // (...) Senhora do poema e da oculta fórmula da escrita / alquimia de sons Senhora do vento norte / que trazes a palavra nunca dita / Senhora da minha vida Senhora da minha morte.»
Destacamos deste autor o livro Cão Como Nós. Este livro faz parte da lista de livros para o Concurso Nacional de Leitura ESPBS.
Podes obter mais informção acerca deste livro, clica aqui .
DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A SIDA
No dia 1 de Dezembro comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Na Biblioteca da nossa Escola, estão afixados alguns trabalhos realizados por alunos. Pretende-se com esta iniciativa, alertar todos os jovens para a importância da prevenção na erradicação desta doença que destrói a capacidade de defesa do organismo humano.
domingo, 28 de novembro de 2010
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Provérbios e Adivinhas - 7ºF
terça-feira, 16 de novembro de 2010
domingo, 7 de novembro de 2010
sábado, 6 de novembro de 2010
Novidades na Biblioteca Escolar

Um rapazinho é deixado pela mãe num fontanário, de madrugada. Antes de partir, ela entrega-lhe um livro e promete que voltará dentro de algumas horas. Mas abandona-o e vai para França, trilhando os caminhos da emigração.
Acolhido por uma família da aldeia, e sem nunca mais saber da mãe, o rapaz vai crescer enamorado por uma rapariga da terra que o corresponde nos sentimentos. Chegados à idade adulta, decidem ambos emigrar para França, mas partem separados.
O livro — único objecto de valor que o rapaz possuiu em toda a sua vida — servirá para os manter ligados e é através dele que se vão reencontrar.

Baseando-se em factos reais, José Rodrigues dos Santos traz-nos desta vez uma obra sobre Moçambique, os portugueses, a guerra colonial e, sobretudo sobre o mais aterrador segredo de Portugal no Ultramar.
A vida de José Branco mudou no dia em que entrou naquela aldeia perdida no coração de África e se deparou com o terrível segredo. O médico tinha ido viver na década de 1960 para Moçambique, onde, confrontado com inúmeros problemas sanitários, teve uma ideia revolucionária: criar o Serviço Médico Aéreo.



Salazar - Biografia Política é a primeira biografia académica escrita sobre Salazar. O autor, Filipe Ribeiro de Meneses, é um investigador português a leccionar actualmente na University of Ireland, na Irlanda:
Partilha de leituras...
Os alunos do 7º B e 9ºA, acompanhados das professoras Anabela Teixeira e Elisabete Rodrigues, deslocaram-se à biblioteca escolar para participarem numa sessão de leitura, dinamizada pela equipa da biblioteca, para conversarem sobre livros lidos e livros a ler.
sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Jornal Ponto de Encontro de Parabéns

1.º PRÉMIO
Outra Presença, Escola Secundária com 3.º ciclo Abade de Baçal, Bragança
2.º PRÉMIO
Mar da Palha, Escola Secundária Emídio Navarro, Almada
3.º PRÉMIO (ex aequo)
Com Pias e Cabeça, Escola Secundária de Lousada
Ponto de Encontro, Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, Joane, Vila Nova de Famalicão
MENÇÕES HONROSAS
Broas, Escola Secundária com 3.º ciclo de S. Pedro, Vila Real
Logos, Escola Secundária de Penafiel