quarta-feira, 16 de julho de 2025

Boas Férias!

Em tempo de prestação de contas, as Bibliotecas Escolares do AEPBS agradecem à comunidade escolar a confiança: dos alunos, que tornaram a biblioteca um espaço vivo com a sua curiosidade; dos professores, que a integraram nas suas aulas e projetos; e dos pais e funcionários, que apoiaram e valorizaram a importância da leitura. Aproveitem o verão para continuar a ler. Que a vossa curiosidade não tenha férias e que os livros continuem a ser os vossos melhores amigos. BOAS FÉRIAS E BOAS LEITURAS!

Visita de trabalho das Bibliotecas Escolares

Os professores bibliotecários e seus colaboradores participaram na última atividade no âmbito do Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Famalicão (GTBF).Visitaram a Biblioteca Municipal de Leiria e Biblioteca Escolar da Escola Secundária Domingos Sequeira. Foi um dia bem passado,com vivências de partilha, conhecimento e colaboração.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Ler Fora da Escola

Trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Ler Fora da Escola nas turmas do pré-escolar do AEPBS. Este projeto promove a leitura como uma responsabilidade partilhada, envolvendo pais, encarregados de educação e outros membros da comunidade na formação de novos leitores.

Ler com mais força: fluência leitora no AEPBS

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado foram chamadas a colaborar no processo, Diagnóstico da fluência leitora, nas turmas do 2.ºano, organizando e implementando atividades de leitura, que decorreram em simultâneo com o diagnóstico de fluência leitora. As atividades de leitura foram desenvolvidas em grupo, cabendo ao professor bibliotecário e professor de apoio às turmas orientar e apoiar o trabalho dos alunos. Tendo em conta o V Centenário do Nascimento de Camões, as propostas de trabalho centraram-se na bordagem interativa e criativa do poema "Descalça vai para a fonte“, de Luís de Camões. Foi feita a apresentação de Camões; a leitura expressiva pelo professor e alunos, fizeram exercícios de expressão corporal e deram asas à imaginação e criatividade, ilustrando a ida de Lianor até à fonte.