terça-feira, 23 de maio de 2017

OLE no Museu D. Diogo de Sousa – Braga




No passado dia 20 de maio, a OLE (Oficina de Leituras Encenadas), do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, apresentou o espetáculo teatral “A comédia da marmita”, no Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, às 15h e às 21h, no âmbito da comemoração da Noite dos Museus. Para além da peça de Plauto, o público teve oportunidade de visitar o museu, assistindo, nesse percurso, a várias performances, nomeadamente de dança, de canto, de teatro. Tratou-se de uma grande produção da OLE, que envolveu 30 alunos, provenientes de 13 turmas, do 5.º ano ao 11.º ano de escolaridade.

Por detrás dos dois espetáculos, esteve uma equipa fantástica a quem também se deve o sucesso dos mesmos. A conceção, encenação, dramaturgia e dança coube à professora Helena Guimarães; a música e o canto ficaram a cargo do professor António Pereira; a cenografia foi uma criação da professora Joana Cardoso; os figurinos ficaram a cargo da professora Anabela Ameixinha, apoiada pela professora Helena Poças; a caracterização dos intervenientes (maquilhagem e penteados) foram orientados pelas professoras Anabela Ameixinha, Helena Poças e Joana Cardoso, bem como pelas empenhadíssimas mães da OLE Famílias, a saber, Helena Mendes e Júlia Peixoto. As alunas mais velhas também colaboraram ativamente nesse processo, assim como a professora Albertina Marques. A multimédia foi protagonizada pelos professores Sandro Alves, Inácio Silva e Ilda Viana, auxiliados por uma aluna do CPTM que também pertence à OLE. Ao longo do dia, todos disponibilizaram a sua atenção para acompanhar os alunos, sobretudo os mais pequenos.

Uma nota de louvor à forma calorosa como foi feito o acolhimento por parte do museu e de todos os seus elementos, à direção que, como é habitual, apoiou empenhadamente o evento, aos assistentes operacionais que mais de perto colaboraram, designadamente o Sr. Manuel Oliveira e a Dona Irene Moreira, aos familiares dos alunos envolvidos que os apoiaram incondicionalmente, e à comunidade educativa que esteve presente nos espetáculos. Um agradecimento especial à Riopele, pela cedência dos tecidos com que se elaboraram os figurinos.

Viva o teatro e bem hajam todos! OLE, 5 anos a fazer teatro no AEPBS!



 


Sem comentários: