sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Autor do Mês - Jorge Amado




Biografia: 

Jorge Amado, um dos representantes do ciclo do romance baiano, nasceu em Itabuna, Bahia, em 10 de agosto de 1912. É considerado é dos principais representantes do romance regionalista da Bahia.

Este romancista brasileiro é um dos mais lidos no Brasil e no mundo. Com livros traduzidos para diversos idiomas, as suas obras refletem a realidade dos temas, paisagens, dramas humanos, secas e migração.   

Escritor desde a adolescência, Jorge Amado segue o estilo literário do romance moderno. Nos seus livros existe o domínio do físico sobre a consciência. As suas personagens geralmente são plantadores de cacau, pescadores, artesãos e gente que vive próximo do cais, em Salvador, capital da Bahia. 

O estilo deste autor também é conhecido como romance da terra e os seus livros possuem uma linguagem agradável e de fácil compreensão. As suas obras literárias conquistaram não só os falantes da língua portuguesa como de outros idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc. 

Morreu em Salvador ( Bahia ), no dia 6 de Agosto de 2001, quatro dias antes de completar 89 anos de idade.  

Bibliografia: 

O País do Carnaval, Cacau, Jubiabá, Terras do Sem fim, A Morte e a Morte de Quincas Berro d´Água, Seara Vermelha, O Cavaleiro da Esperança, O Mundo da Paz, Os Subterrâneos da Liberdade, Gabriela, Cravo e Canela, Suor, Mar Morto, Capitães de Areia, São Jorge dos Ilhéus, Os Velhos Marinheiros, Os Pastores da Noite, Dona Flor e seus Dois Maridos, ABC de Castro Alves, O Amor do Soldado, Bahia de Todos os Santos, A Estrada do Mar, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tieta do Agreste, Farda Fardão e Camisola de Dormir.

Sem comentários: