terça-feira, 19 de maio de 2015

Apresentação da exposição” José Casimiro um Jornalista Famalicense”


A biblioteca escolar A Casa de Camilo e o Arquivo Municipal Alberto Sampaio apresentaram, hoje, no Anfiteatro do AEPBS  a exposição “ José Casimiro um Jornalista Famalicense” e promoveram uma conversa entre a jornalista do Jornal de Notícias, Alexandra Lopes, e os alunos do 10º e 11º I do curso profissional de multimédia.
A engenheira Emília Nóvoa, técnica superior do Arquivo Municipal Alberto Sampaio, apresentou a exposição começando por explicar os painéis alusivos ao percurso jornalístico de José Casimiro, como administrador do jornal “O Minhoto”; proprietário, editor e diretor do “Estrela do Minho” e como fundador e diretor do “Estrela da Manhã”. Em seguida, apresentou o painel alusivo aos encontros da imprensa regional, nos quais José Casimiro desempenhou um papel decisivo. Passou ao painel gráficas, destacando o lugar de gerente da Tipografia Minerva e como fundador  do Centro Gráfico de Famalicão. Passou pelo painel instituições destacando o envolvimento, desta personalidade, em diferentes associações, como presidente do Futebol  Clube de Famalicão ou a sua ligação à Banda de Música. Terminou com o painel Política, destacando o seu papel como vereador e republicano.
A jornalista do Jornal de Notícias, Alexandra Lopes, desafiou os alunos a colocar todo o tipo de questões, que rodeiam a profissão de jornalista. Os alunos não se fizeram rogados e abordaram as questões que envolvem uma profissão que está em constante destaque, destacando os outros. Os alunos estiveram em constante atividade, questionando, refletindo e descobrindo uma profissão que os deixou entusiasmados.
O objetivos foram atingidos, pois os alunos ficaram a conhecer o percurso de vida de um ilustre famalicense e compreenderam/descobriram a profissão de jornalista.

Foi lançado um desafio aos alunos: que escrevam um texto, de tema livre, a ser publicado, em junho, num dos jornais regionais.
A reportagem fotográfica foi da responsabilidade da aluna Diana Rodrigues do 11ª I. Agradecemos a colaboração do curso profissional de multimédia.

Apresentação da exposição "José Casimiro um Jornalista Famalicense" on PhotoPeach

Sem comentários: