terça-feira, 3 de março de 2015

"Os Nomes" na biblioteca escolar

O aluno, Hélder Fagundes, estagiário do Curso Profissional de Animador Sociocultural, respondeu ao convite do Plano Nacional de Leitura para celebrar a leitura e os livros, no âmbito da comemoração da Semana da leitura 2015, com a atividade lúdico-pedagógica ”Os Nomes”.
O poema”Os Nomes” da escritora, Maria Alberta Menéres, serviu de mote para o aluno realizar a sua Prova de Aptidão Profissional, na biblioteca escolar “A Casa de Camilo”, tendo como convidados 47 crianças, entre os quatro e cinco anos, do Centro Social da Paróquia de Joane.
O estagiário Hélder começou por desafiar a memória dos pequenos leitores, solicitando que estes cantassem as suas músicas preferidas e, eis que num ápice, a melodia invadiu a biblioteca. De seguida, com o poema ” Os Nomes” promoveu o gosto pela leitura nos pequenos, sublinhando as dimensões do prazer com a descoberta dos nomes ditos, cantados e ilustrados, num contexto de partilha intergeracional. Por sua vez, as crianças responderam com largas gargalhadas às rimas do poema. Apelou, ainda, para a necessidade de atribuir Nomes às coisas e por conseguinte servirem para a sua Identificação. Sugeriu que os pais lessem histórias para os filhos, como forma de conhecerem novas palavras, novos amigos e acima de tudo começassem a comunicar melhor.Para finalizar, foram convidados a ilustrar as palavras cantadas, deixando antever ótimas competências para a expressão plástica.
Os desenhos/ilustrações das crianças ficaram expostos no placar intitulado “ Os Nomes”, da responsabilidade do Hélder Fagundes, com a colaboração da professora Helena Poças. Com recurso a várias técnicas de expressão, o placar regista os nomes de alguns escritores portugueses, assim como faz articulação da cor à imagem/palavra.




Sem comentários: