domingo, 22 de março de 2015

Música e literatura assinalam o Dia Mundial da Poesia e a chegada da primavera

Música e poemas na Biblioteca Bernardino Machado

Para comemorar a poesia a UNESCO declarou o dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia. Desde então, este dia procura valorizar os poetas como pessoas que com a ferramenta da palavra tentam melhorar o mundo, assinalando tanto a injustiça como a beleza.
Tal como é habitual a Biblioteca Bernardino Machado, com a colaboração do Grupo de Estágio de Animador Sociocultural comemorou, no dia 20 de Março, o Dia Mundial da Poesia.
Comemorámos com a exposição de livros de poesia, com um fórum e com a publicação de um pequeno livro de poemas, da autoria dos nossos alunos, com flores e música.
Contamos com a presença da professora Joaquina Faria que cantou e tocou com os alunos do 6º D, para professores e alunos do 6º H, no âmbito do projeto "Dar Vida aos Livros".
Tivemos oportunidade de ouvir a D. Lucília declamar, entusiasticamente, poemas da sua autoria, entre outros, para os alunos do 7º H, que protagonizaram um fórum de leitura sobre poesia.
Durante este fórum alguns alunos revelaram-se apreciadores e grandes adeptos da poesia, como é o caso do aluno Miguel Branco, um dos autores dos poemas publicados no livro, enquanto outros não conseguiram ver a utilidade da poesia e, por isso, não a apreciam. Mas todos pudemos dizer como Virgílio Ferreira “Veio ter comigo hoje a poesia”.



Dia da Poesia 2015 on PhotoPeach

Sem comentários: