terça-feira, 10 de março de 2015

Conta-me um Conto!

Um Xá na Biblioteca Bernardino Machado


A turma do 5º A foi a protagonista da atividade “Conta-me um Conto!” dinamizada pelo grupo de estágio de Animador Sociocultural.
O conto apresentado foi Um Chá não Toma um Xá… de Sérgio Sousa e o objetivo da atividade foi interagir com o currículo de português e sistematizar conteúdos adquiridos na aula, de uma lúdica.
Esta é a história de Bahabur, um simpático Xá, que vive num palácio com uma cozinheira mandona, a Isolda, um criado medroso, o Malaquias, e dois divertidos esquilos. Bahabur confronta-se com um problema sério: perdeu um belíssimo e precioso botão de punho em forma de caravela, que um amigo árabe, o Xeque Ben Aicha, em tempos lhe oferecera.
À medida que procura o botão de punho, sucedem-se jogos de linguagem entre palavras homófonas, homógrafas, parónimas e homónimas, que os alunos agruparam, numa atividade de escrita.
A leitura deste livro ajuda os alunos a distinguirem o sentido de vocábulos semelhantes do ponto de vista gráfico ou fónico. Um Chá Não Toma Um Xá... é ,assim, um excelente material para ensinar a evitar usos incorretos do português.
Para que os nossos alunos não percam botões e não deixem de ler, a Equipa da Biblioteca ofereceu-lhes marcadores de livros da Semana da Leitura.



Sem comentários: