quinta-feira, 22 de maio de 2014

Cenógrafo António Simón no AEPBS



                No dia 21 de maio, foi a vez do cenógrafo, ator, encenador e figurinista galego António Simón se deslocar à sede do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado e conversar com os alunos do Curso Profissional de Animador Sociocultural (11ºH e 12ºH), no âmbito da disciplina de Área das Expressões (Expressão Dramática), sobre teatro e espaço cénico.
De acordo com este profissional do teatro licenciado em interpretação, o cenógrafo tem de ler nas entrelinhas e ter em conta que as formas, as cores, os materiais e a luz são todos eles narrativos, veículos de uma semântica, que vão provocar sentimentos no espetador.
A fazer teatro desde os 17 anos, António Simón, que contracenou com Joaquim de Almeida no filme Terra Fria, prefere o teatro e o cinema à televisão, sendo que prefere ser realizador ou encenador a ser ator.
Ao longo deste ano letivo, os alunos deste curso profissional tiveram a oportunidade de estar à conversa com o dramaturgo Abel Neves, a atriz Sílvia Brito, o ator Jaime Monsanto e o cenógrafo António Simón.

A atividade foi organizada pela professora Helena Guimarães e contou com o apoio do Município de V. N. de Famalicão e da Companhia de Teatro de Braga.

Sem comentários: