quinta-feira, 24 de abril de 2014

25 de Abril e Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Às portas do 25 de Abril são várias as iniciativas levadas a cabo pela Biblioteca Bernardino Machado, em colaboração com o grupo de história e geografia de Portugal, destinadas a comemorar a revolução dos cravos.
À liberdade e aos direitos conquistados no 25 de Abril associamos a celebração do Dia Mundial do Livro.
Assim, expuseram-se trabalhos realizados pelos alunos:









Fez-se uma montra representando uma sala de aula do antigo regime:










Expuseram-se livros, imagens e poemas da época:









Passaram-se filmes como "Capitães de Abril", "Salazar, a vida privada". Destacaram-se revistas e jornais com notícias do 25 de Abril:

Dinamizámos o Workshop  "Cravos de liberdade":











O momento alto desta “Semana da Liberdade” foi o debate "Conta-me como era e como foi", estabelecido entre alunos das turmas do 5º C, 5º H, 7ºB e alunas da Turma Sénior e alguns professores. Recordámos como eram os serões, as festas, o namoro, a escola, as bibliotecas e a vida em geral e comparámo-los aos hábitos atuais. Concluímos que a vida sem liberdade era difícil, mas que hoje, mesmo com liberdade, não é tudo um mar de rosas, e que ainda há muito a conquistar:









 Ainda distribuímos marcadores  com a letra da música "E depois do adeus."



O Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor está em tudo relacionado com as conquistas de Abril, pois conquistou-se o direito à leitura livre. Este dia é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril, dia de São Jorge.

Esta data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca, um livro.


25 de Abril on PhotoPeach

Sem comentários: