terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um Poema por Semana - O Grito

O Grito

Grito!
O que muda em nós o sofrimento?
De início, a dor inebria-nos os sentidos,
Rouba-nos a força, traz-nos a tortura…
É um pesadelo pavoroso e indubitável.
Queima-nos por dentro, isso é inquestionável.
Além disso, não pára de se metamorfosear!
Já nem sequer sinto o ar…
Simplesmente não cheiro, nem vejo
Perdi todas as minhas recordações
Todos os meus caprichos
Até as minhas pobres ilusões!

Asfixio!
Já nem me reconheço,
Já nem sei o que me espera.
Rezo e imploro aos deuses:
“Tirem-me desta interminável quimera!”
Perco a razão quando me vejo imaculada,
Apesar de me sentir ensanguentada.
Não a consigo mandar cá para fora
E o pior é que nem sei onde ela mora.

Paro!
Inspiro e expiro com dificuldade
Afinal há sempre a possibilidade
De ser tudo um tremendo engano,
Uma circunstância levada pela efemeridade.
Porém, ninguém vem
Para me arrancar deste gólgota,
Desta infernal vivência.
A esperança? Já a tenho perdida.
Resta-me a loucura, a inexistência…
Sou alguém que vive, mas que não tem vida!

Marta Catarina Oliveira Carvalho

poema publicado in Amo de ti, Cancioneiro Infanto-juvenil para a Língua Portuguesa,
Vol. XV, 6.º Concurso poético. Lisboa: Instituto Piaget.

Sem comentários: