domingo, 28 de abril de 2013

Ao Encontro do 25 de Abril





A interação entre alunos de diferentes níveis de ensino, enriquecida com os saberes de diversas disciplinas, proporciona novos contextos de aprendizagem que, pelas dinâmicas desenvolvidas, poderão marcar os percursos escolares dos alunos e criar novas rotinas na comunidade escolar.
Foi isso que aconteceu quando, no âmbito da disciplina de Animação Sociocultural e com a colaboração da disciplina de Português e da Biblioteca Escolar “A Casa de Camilo”, os alunos do 10.º H prepararam um conjunto de atividades para os alunos do 2.º ano, da Escola Básica de Joane, da Professora Fátima Ferreira.
Os alunos do 2.º ano, na qualidade de convidados, deram início à atividade interpretando, de modo muito responsável e afinado, a música “A Gaivota” ao mesmo tempo que apresentavam uma pequena coreografia alusiva à música.
De seguida, porque esse era o tema deste encontro, revelaram, com o espírito alegre que caracteriza qualquer criança da sua idade, os seus conhecimentos sobre o 25 de Abril, recordando aos mais velhos a mensagem de esperança da revolução dos cravos.
Foi o mote para que os alunos do 10.º ano, que registaram o modo disciplinado da participação dos mais pequenos, assumirem a sua ação. Declamaram poemas, explorando o seu conteúdo sobre os símbolos e o significado desta data.
Depois, disponibilizaram os materiais para os colegas do 2.º ano pintarem, fazerem colagens e puzzles que permitiram relembrar, de um modo especial, os acontecimentos ocorridos no 25 de abril de 1974.
Foi uma atividade que a todos agradou, permitiu consolidar conhecimentos da história de Portugal e que, numa ótica de trabalho colaborativo e de partilha entre docentes e alunos de diferentes ciclos de ensino, permite construir um Agrupamento de Escolas.

                                                                  As professoras, Isabel Louro e Márcia Lopes

Sem comentários: