sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Leitores do AEPBS rendidos a Moita Flores


O dia 15 de Novembro de 2012 fica marcado na história do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado com a presença do escritor Francisco Moita Flores.

A conversa iniciou-se com o desejo de boas vindas, por parte do Presidente da Comissão Administrativa Provisória, Alfredo Mendes, e uma breve apresentação do autor pelo coordenador da biblioteca escolar, António Pires.
O antigo professor de Biologia conseguiu cativar alunos, pessoal docente e pessoal não docente, durante oitenta minutos, pela forma hábil como procurou motivar a assistência para a leitura e para a urgência em amarmos os livros.
O autor de “A Fúria das Vinhas” defendeu a necessidade de cultivarmos a nossa língua, não esquecendo que ela é o nosso maior património e o escudo mais forte para nos defendermos da crise económica em que vivemos.
O antigo agente da Polícia Judiciária mostrou que a leitura é a maior paródia do mundo e que os livros contam-nos histórias da nossa própria vida. Acrescentou, ainda, que o livro é o nosso melhor amigo.
Francisco Moita Flores afirmou que os seus personagens, umas vezes fazem-no rir e outras fazem-no chorar. Comparou o nascimento dos seus livros à gestação do feto humano, tal como o feto também o seu livro vai crescendo e nasce, ao fim de nove meses.
Apresentou-nos o seu último livro “O Bairro da Estrela Polar”. “Uma história dos nossos dias, que consegue cruzar a violência com o humor, a ternura e a união de personagens pícaras do submundo do séc. XXI”. Com este livro o autor procurou levar o leitor a gostar de bandidos e mostrar, também, o seu lado humano.
Durante o período de debate, o autor foi convidado a elencar o seu livro preferido. Na resposta afirmou que não tem nenhum livro preferido, pois quando os termina deixam de lhe pertencer e passam a pertencer ao leitor. Nesta fase da conversa, também explicou o processo de criação da sua escrita.
A conversa terminou com um aplauso em uníssono, em pé, o que sensibilizou o autor do blogue “Projétil”, na verdade esta foi a melhor prenda que levou do nosso agrupamento.
A professora Helena Poças entregou, ao nosso anfitrião, uma tela com um retrato do autor, algumas frases, que retratam a sua obra, e trechos de “O Bairro da Estrela Polar”.
Seguiu-se uma sessão de autógrafos, muito concorrida a que o autor respondeu com a maior amabilidade e simpatia.
Resta-nos agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos nesta conversa e, de uma forma especial, aos alunos do Curso Técnico Profissional de Animador Sociocultural do 12º O, quer na intervenção musical, no início, quer na representação de Fernando Pessoa e Luís de Camões.



Sem comentários: