quarta-feira, 7 de março de 2012

O escritor Rui Sousa Basto dialogou com os nossos alunos

O escritor Rui Sousa Basto conversou com cerca de setenta alunos do décimo ano acerca da sua escrita e procurou responder a todas as questões que lhe foram colocadas. Contou todas as dificuldades que tem encontrado na sua caminhada enquanto escritor.
O autor de "Contos do Efémero" lembrou que as suas histórias se fundamentam na observação das perturbações do ser humano. Procura retratar o que observa. Confessou que a sua escrita advém das muitas leituras que fez ao longo da vida e confessou-se um leitor compulsivo.


Leu contos da obra "Contos do Efémero" e um do seu próximo livro de contos, que está a escrever. Confidenciou o enredo da novela que está para publicar. Afirmou que o prazer do escritor vem do prazer que o leitor tem ao ler os seus livros.
Fica o agradecimento às professoras de língua portuguesa, Rosário Seixas, Conceição Lourenço e Teresa Pinto, que prepararam os seus alunos para esta conversa com o autor de "Labirintos".
Um agradecimento muito especial ao escritor Rui Sousa Basto pela forma simples, entusiasmada e paciente com que enfrentou as contingências destas conversas. O nosso muito obrigado e agradecemos, também, à editora Opera Omnia que possibilitou este encontro entre o escritor e os leitores da ESPBS.


Transcrevo aqui o e-mail da Opera Omnia:


Olá, bom dia Dr. António Pires,
                                                                     nós é que agradecemos a realização deste encontro com o nosso Autor, esperando que esta iniciativa marque o início de uma colaboração cada vez mais assídua. Bem hajam e parabéns! Tentei deixar um comentário no blog, mas por alguma razão não consegui. Pedia-lhe que, se possível citasse este e-mail no blog como nosso comentário.
Agradecidamente,
                             José Manuel Costa



Sem comentários: