domingo, 28 de novembro de 2010

Figuras de Ronfe - Exposição





António Machado, natural de Ronfe, frequenta, actualmente, o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no Centro Novas da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado.
É autor de inúmeras colecções de esculturas em gesso. O seu interesse pelos trabalhos manuais começou muito cedo com o escutismo.
Para além de realizar trabalhos em gesso, criou peças em cortiça e madeira.
“As alfaias agrícolas”, “As principais figuras que marcaram Ronfe há 50 anos” e o “Presépio” são algumas das exposições realizadas por este artesão.
Na exposição “As principais figuras que marcaram Ronfe há 50 anos”, que teve lugar na Biblioteca Escolar, entre os dias 29 de Novembro e 3 de Dezembro, representam-se personalidades de Ronfe que marcaram directa ou indirectamente a história daquela terra.
Das várias figuras expostas, destacam-se o Monsenhor Horácio Araújo, antigo padre da paróquia de Ronfe, António Teixeira de Melo, fundador da empresa têxtil Somelos e o senhor Brandão, professor de Música e fundador da orquestra de Ronfe por terem marcado mais vivamente a vida do artista.

Sem comentários: