quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Filmes novos na biblioteca


Título Original: L'heure D'Été

Realização: Olivier Assayas

Actores: Juliette Binoche, Charles Berling

Duração: 103 minutos


Sinopse

É Verão. Na casa familiar de campo, Frédéric, Adrienne, Jérémie e as crianças festejam os 75 anos da sua mãe, Hélène Berthier, que toda a sua vida preservou a obra do seu tio, o pintor Paul Berthier. Uns meses mais tarde, com o desaparecimento repentino de Hélène, eles serão obrigados a confrontarem-se com os objectos obscuros do passado. Esta família, aparentemente tão feliz, conseguirá manter-se unida?



Título original: Welcome

Realização: Philippe Loiret

Actores: Vincent Lindon, Andrey Dana

Duração: 110 minutos

Sinopse
Bilal, 17 anos, deixou o Iraque depois de a sua namorada ter emigrado para o Reino Unido. Vive uma viagem aventureira pela Europa só para a voltar a ver. Mas no Norte de França a caminhada chegou abruptamente ao fim. Bilal e Mina estão separados pelo Canal da Mancha o mais movimentado do mundo. Terá Bilial a coragem para o atravessar? É então que começam os treinos na piscina local. Lá conhece Simon, o nadador-salvador, que lhe ensina a técnica de crawl depois de o jovem lhe confidenciar o seu plano.



Título Original: Arctic Tale

Realização: Adam Ravetch

Duração: 92 minutos

Sinopse

Dos criadores de A Marcha Dos Pinguins
No deserto gelado do Ártico, todos os anos se inicia um ciclo antigo: um ciclo de nascimento, morte, renascimento, amor e vida, sacrifício e grandes perigos.
Dois gigantes do gélido Pólo Norte – a morsa e o urso polar – iniciam a sua magica jornada, desde a infância indefesa até à magnífica maturidade. Brincalhões, traquinas, ousados, as crias brincam livremente com vontade de aventura. No entanto, ambos são extremamente vulneráveis. As mães farão tudo na batalha para educar e proteger as suas crias. Frio de gelar, fome incontrolável, ameaças letais de predadores – todos são confrontados e desafiados na espectacular luta pela sobrevivência.


Título original: Couers

Realização: Alain Resnais

Actores: Lambert Wilson, Sabrine Azema

Duração: 122 minutos

Sinopse

Thierry, que é agente imobiliário, tem tido dificuldades em encontrar um apartamento a Nicole e Dan, um casal de clientes difícil. Na agência, Charlotte, sua colaboradora empresta-lhe uma cassete de uma emissão de televisão que ela adora, “As canções que mudaram a minha vida”, um programa religioso de variedades que perturba fortemente Thierry. A irmã mais nova de Thierry, Gaëlle, procura secretamente o amor, chegando a recorrer a anúncios. Dan, militar de carreira que acabou de ser expulso do exército, passa os seus dias no bar de um novo hotel do 13º bairro onde confidencia a Lionel, o barman, as suas aventuras profissionais e sentimentais com Nicole. Para assegurar o bom funcionamento do serviço à noite, Lionel viu-se obrigado a contratar uma assistente para tratar do seu pai, Artur, um homem velho, doente e em fúria. O nome dela é Charlotte. É assim que o desenvolvimento de um personagem pode perturbar o destino de um outro sem que para tal o conheça ou o venha sequer a encontrar.

Título original: (Avatar)
Realização: James Cameron
Actores: Sam Worthington , Zoe Saldana , Michelle Rodriguez , Sigourney Weaver , Giovanni Ribisi
Duração: 166 min
Género: Ficção Científica
Sinopse

Jake Sully (Sam Worthington) ficou paraplégico após um combate na Terra. Ele é seleccionado para participar do programa Avatar em substituição do seu irmão gêmeo, falecido. Jake viaja na Pandora, uma lua extraterrestre, onde encontra diversas e estranhas formas de vida. O local é também o lar dos Na'Vi, seres humanóides que, apesar de primitivos, possuem maior capacidade física que os humanos. Os Na'Vi têm três metros de altura, pele azulada e vivem em paz com a natureza de Pandora. Os humanos desejam explorar a lua, de forma a encontrar metais valiosos, o que faz com que os Na'Vi aperfeiçoem suas habilidades guerreiras. Como são incapazes de respirar o ar de Pandora, os humanos criam seres híbridos chamados de Avatar. Eles são controlados por seres humanos, através de uma tecnologia que permite que os seus pensamentos sejam aplicados no corpo do Avatar. Desta forma Jake pode novamente voltar à activa, com seu Avatar percorrendo as florestas de Pandora e liderando soldados. Até conhecer Neytiri (Zoe Saldana), uma feroz Na'Vi que conhece acidentalmente e que serve de tutora para sua ambientação na civilização alienígena.

Título original: (Aquele Querido Mês de Agosto)
Realização: Miguel Gomes
Actores: Sonia Bandeira , Fábio Oliveira , Manuel Soares , Joaquim Carvalho
Duração: 147 min
Género: Romance
Sinopse

Em Portugal, o mês de agosto é marcado por uma série de festividades, com apresentações de grupos musicais tradicionais e outras actividades típicas. Apenas com o desejo de fazer um filme sobre o assunto, o director parte com a sua equipa em busca de um roteiro e actores dispostos a interpretar os personagens. Enfrentando diversas dúvidas e a falta de dinheiro, é criada a história de um triângulo amoroso formado por um homem, pela sua filha e o primo da moça.

Título original: (Chocolat)
Realização: Lasse Hallström
Actores: Juliette Binoche , Lena Olin , Johnny Depp , Judi Dench , Alfred Molina
Duração: 105 min
Género: Comédia


Sinopse

Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem mudar-se para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar os seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa recepção.

Título original: (Zivot je Cudo)
Realização: Emir Kusturica
Actores: Slavko Stimac , Natasa Solak , Vesna Trivalic , Vuk Kostic , Aleksandar Bercek
Duração: 154 min
Género: Drama

Sinopse

Bósnia, 1992. Sérvio de Belgrado, o engenheiro Luka (Slavko Stimac) instala-se em um vilarejo no meio do nada com sua mulher, a cantora lírica Jadranka (Vesna Trivalic), e Milos (Vuk Kostic), o filho adolescente. Luka planeja construir uma estrada de ferro que vai tornar a região um paraíso turístico. Imerso no trabalho e cheio de optimismo, ele permanece surdo à constante ameaça de guerra. Quando o conflito explode, sua vida vira de cabeça para baixo, principalmente depois de a mulher fugir com um músico e o filho ser convocado para o combate.

Título original: (Bom Yeorum Gaeul Gyeoul Geurigo Bom)
Realização: Kim Ki-Duk
Actores: Oh Yeong-Su , Kim Ki-Duk , Kim Young-Mim , Seo Jae-Kyeong , Ha Yeo-Jin
Duração: 103 min
Género: Drama

Sinopse

Ninguém é indiferente ao poder das quatro estações e de seu ciclo anual de nascimento, crescimento e declínio. Nem mesmo os dois monges que compartilham a solidão, em um lago rodeado por montanhas. Assim como as estações, cada aspecto de suas vidas é introduzido com uma intensidade que conduz ambos a uma grande espiritualidade e a tragédia. Eles também estão impossibilitados de escapar da roda da vida, dos desejos, sofrimentos e paixões que cercam cada um de nós. Sobre os olhos atentos do velho monge vemos a experiência da perda da inocência do jovem monge, o despertar para o amor quando uma mulher entra em sua vida, o poder letal do ciúme e da obsessão, o preço do perdão, o esclarecimento das experiências. Assim como as estações vão continuar mudando até o final dos tempos, na indecisão entre o agora e o eterno, a solidão será sempre uma casa para o espírito.

Sem comentários: