sexta-feira, 6 de março de 2009

Ana Saldanha encheu a nossa biblioteca

Os alunos do oitavo assistiram a uma aula diferente no dia seis de Março.

Ana Saldanha nasceu no Porto e é conhecida como uma das melhores escritoras portuguesas para jovens. Foi com esta escritora que iniciámos a Semana da Leitura 2009, que decorre entre 6 e 13 de Março. A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura a que a biblioteca aderiu.
Antes do início da conversa, assistimos a uma pequena dramatização, feita a partir do livro da autora Uma Questão de Cor . Esta dramatização foi concebida pelos alunos do 12º J do Curso Profissional de Animador Sócio-Cultural, orientados pela professora Carmo Machado. Uma representação que encantou os presentes e a própria Ana Saldanha.
A autora de O Romance de Rita R. conversou com os alunos do oitavo ano procurando partilhar as suas histórias e a sua escrita com os presentes, pois como afirmou “eu escrevo sobre gente nova para toda a gente”.
A escritora portuense, durante algum tempo professora de Português e agora escritora a tempo inteiro, licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Português e Inglês). Doutorou-se na Universidade de Glasgow e ganhou o Prémio Literário Cidade de Almada e tem-se dedicado à tradução.
Ana Saldanha considerou que a leitura se faz muito por imitação: “Antes de aprender a ler, eu já “lia” bastante. Na minha casa havia dois grandes leitores: o meu avô materno e a minha mãe; e eu queria muito imitá-los”.
Foi uma escritora descontraída e bem disposta que se apresentou perante os alunos e procurou responder a todas as questões que surgiam: Quando começou a escrever?; Qual é escritor que mais admira?; Dos livros que escreveu, qual é o seu preferido?, etc.
No final da conversa disponibilizou-se para assinar e escrever dedicatórias nos livros que os alunos e professores foram comprando e, para além dessa tarefa, ainda aconselhou o livro que o leitor deveria comprar.

A Equipa Educativa da Biblioteca




Sem comentários: