quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Livro do mês

Título: Deserto

Autor: J. M. G. Le Clézio

Edição/reimpressão: 2008

Páginas: 296

Editor: Dom Quixote

ISBN: 9789722037150


Sinopse

Desceram em silêncio as densas colinas do deserto, de olhar perdido nos confins do vale a que os trouxera a chamada de Ma el Aïnine, sheik da cidade santa de Smara. Vinham do Sul, da Mauritânia, do Sudão e mesmo da longínqua Tombuctu, fugidos do mundo de areias e de sonhos devastado pela guerra, e unidos todos na surda inquietação que aproximava guerreiros e crianças, doentes, velhos, mulheres e animais, partiram para uma derradeira e desesperada viagem a caminho do seu próprio fim.
Foi desta pobre gente, sem piedade perseguida e massacrada pelos conquistadores franceses, que descendeu a jovem Lalla, a menina da grande cidade junto ao mar, que mais tarde serviria como criada num hotel sórdido de Marselha, para tornar-se por fim uma celebrada cover-girl, descoberta por um fotógrafo de modelos.
Porém, não obstante todas as experiências que usualmente transformam os seus conterrâneos emigrantes em escravos adormecidos e submissos, nunca a abandonou o desejo de regressar ao deserto à terra estranha onde encontrara aquele que não mais deixou de a habitar como uma obsessão e um enigma.
Fonte: wook

Sem comentários: