terça-feira, 18 de novembro de 2008

Segurança na Internet


No dia 21 de Janeiro, realizar-se-ão dois seminários denominados "Segurança na Internet", na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão. O primeiro seminário é destinado aos alunos e terá início às 15 horas. O segundo é destinado a pais, encarregados de educação e professores e terá início às 20:45 horas.
Pretende-se, nesta data, fazer uma reflexão colectiva em volta dos malefícios da Internet. Em ambos os seminários irão estar presentes a Dr.ª Cármen Araújo, psicóloga e Presidente da CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de V.N. de Famalicão), e os inspectores Carlos Alves e Nuno Roque da Polícia Judiciária de Braga.

Os conteúdos abordados nos seminários serão: benefícios e malefícios da Internet. No âmbito da psicologia reflectir-se-á sobre: comportamentos anti-sociais, violência (bullying, cyberbulling, grooming), ciberdependência, publicidade (iscos e armadilhas). Na perspectiva criminal versar-se-á sobre: crimes na Internet (aliciamento, ameaças, chantagem, violação de privacidade, conteúdos ilegais, pornografia), exposição de casos reais, prevenção de situações indesejadas e recomendações aos alunos, pais, encarregados de educação e professores.

No final de cada seminário haverá um espaço aberto ao debate, à troca de ideias e sobretudo ao esclarecimento de dúvidas, quer por parte dos alunos, quer por parte dos pais, Encarregados de Educação, Professores e Comunidade.

A organização

Silvia Batista


1 comentário:

laura correia disse...

Parabéns por esta iniciativa.