terça-feira, 2 de setembro de 2008

O professor como modelo de leitura

No Clube de Leitura, chega finalmente a vez de Isabel Cappelle Teixeira falar sobre o livro que está a ler. Mostrando a capa do volume aos alunos, começa a contar: “Chama-se A Sombra do Vento (Carlos Ruiz Zafon), passa-se em Barcelona e estou a gostar muito. Ainda só estou na página 68 e o livro tem mais de 300. O protagonista ficou sem mãe aos seis anos e o pai, para tentar colmatar essa falta, acompanha muito o filho.
Um dia leva-o a um alfarrabista, ao Cemitério dos Livros Esquecidos, e o filho escolhe um livro”. “Daqui a um mês, conta-nos o resto?”, pedem os alunos. “Daqui a um mês não, daqui a 15 dias”, assegura a professora, com um sorriso. “O professor tem de se dar como modelo, sobretudo num local como este em que os pais não são modelos de leitura”, defende. “Posso ler partes do livro que estou a ler ou contar a história, mas nunca até ao fim. Assim, se os alunos tiverem curiosidade, empresto-lhes o livro”. É esta uma das formas a que a professora recorre para motivar os alunos para a leitura. “Há que dar o exemplo e incentivar a leitura. Assim, sabem que também leio e que não é só mandar ler”.


Fonte: Dossiê "Ler é Poder"

Noesis Nº68 Janeiro/Março de 2007

Sem comentários: