quarta-feira, 12 de março de 2008

Ecos da Semana da Leitura 2008

Jorge Reis-Sá em A Casa de Camilo


No passado dia 5 de Março, no âmbito da Semana da Leitura, a biblioteca A Casa de Camilo recebeu o escritor Jorge Reis-Sá. Esta iniciativa enquadra-se na Semana da Leitura 2008 promovida pelo Plano Nacional de Leitura a que esta biblioteca e o sub departamento de Língua Portuguesa se associaram.
Estiveram presentes, para esta agradável conversa, os alunos do 11º ano, bem como alguns professores.
Inicialmente os alunos do curso profissional de animação sócio-cultural, orientados pela professora Bebiana Ribeiro, presentearam a plateia com um recital de poemas do autor convidado, bem como, de dois dos maiores poetas portugueses de sempre: Camões e Pessoa.
De seguida, foi feita uma pequena apresentação, pelo professor António Pires, da vida deste escritor/editor, que aproveitou o momento para explicar a razão principal da existência desta semana.
Depois foi o momento de ouvir Jorge Reis-Sá, que se mostrou uma pessoa extremamente divertida, humilde, muito crítica em relação ao seu trabalho e sobretudo com uma simpatia muito contagiante.
Foi com grande entusiasmo que os alunos se deliciaram a ouvi-lo, criando-se um ambiente bastante descontraído e “familiar”.


Houve ainda oportunidade do escritor dar a conhecer partes de um novo romance, a publicar ainda este ano, contemplando a plateia com um excerto do mesmo.
Após isto abriu-se o momento para questões, onde alunos e professores puderam participar.
Todos os presentes passaram assim a conhecer um talento conterrâneo, bem como se desenrola, simultaneamente, a vida de um escritor/ editor.
Iniciativas como estas são sempre bastante aprazíveis e um incentivo para os jovens lerem cada vez mais, propiciando aos leitores um contacto com os livros!
Afinal ler, trata-se de uma dependência que não faz mal à saúde e não queima os neurónios... Bem pelo contrário, oferece uma musculada ginástica para a mente e uma relaxante terapia para a alma. É própria para qualquer idade e não tem contra-indicações...

Ana Azevedo Nº2 11ºC

Sem comentários: